A chegada de “Jogos Vorazes” nesta sexta-feira, 23 de março, abre a temporada em que os cinemas lotam.

Período dos filmes mais caros, das continuações mais esperadas das novas apostas de blockbusters e, claro, de altas bilheterias.

Nem sempre estes filmes significam sinônimo de qualidade (na maioria, não são), porém, são os que geram o maior número de comentários e maior oba-oba.

Então, vou me atrever a eleger quais são os filmes que nestes próximos seis meses prometem ser as sensações nas telas de cinema do Brasil e, se as distribuidoras permitirem, em Manaus também.

Como você confere na lista abaixo, renovação é a marca dos blockbusters de 2012, já que velhas franquias decidiram se renovar e começar do zero.

Veja os 10+:

10. MIB – Homens de Preto 3

Lançamento Previsto no Brasil – 25 de Maio

Direção: Barry Sonnenfeld

Elenco: Will Smith, Tommy Lee Jones, Jemaine Clement

Sinope: Yaz (Jemaine Clement) decide voltar no tempo para matar Kay (Tommy Lee Jones) e desencadeia uma série de acontecimentos que pode levar ao fim do mundo. Jay (Will Smith) precisa, então, ir atrás de Yaz para salvar seu companheiro e o destino da humanidade. Para isso, ele viaja no tempo e descobre segredos que nunca imaginou.

Pode dar certo: após um segundo filme desastroso, sem ritmo e nada engraçado, essa é a última chance de MIB conseguir se consolidar como uma série cinematográfica lucrativa e que pode ser duradoura. Contar com a força da dupla Will Smith e Tommy Lee Jones aliada com coadjuvantes do naipe de Emma Thompson e Josh Brolin é animador.

Pode dar errado: corre sério de fracassar nas bilheterias. O último filme da série foi lançado em 2002, o que faz com que boa parte dos adolescentes, responsáveis pelo “grosso” das bilheterias, não lembrem bem dos personagens e universo de MIB.

9. AMERICAN PIE – A REUNIÃO

Lançamento Previsto no Brasil – 11 de Maio

Direção: Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg

Elenco: Alyson Hannigan, Seann William Scott, Katrina Bowden

Sinopse: Dez anos após os acontecimentos de American Pie – O Casamento, os protagonistas se reúnem para relembrar os velhos tempos. Michelle (Alyson Hannigan) e Jim (Jason Biggs) estão se habituando à vida de casados, enquanto cuidam de seu filho. Kevin (Thomas Ian Nicholas) e Vicky (Tara Reid) se separaram, Oz (Chris Klein) e Heather (Mena Suvari) estão se distanciando aos poucos, mas Finch (Eddie Kaye Thomas) continua louco pela mãe de Stifler (Sean William Scott).

Pode dar certo: os três primeiros filmes da série são um sucesso entre o público adolescente, já que brinca com as angústias da sexualidade tão presentes nessa faixa etária. Além disso, a reunião do elenco original após nove anos deve fazer a festa dos mais saudosos.

Pode dar errado: até que ponto a baixaria e as piadas de mau gosto poderão ir faz com que se tema o nível que esse filme pode atingir.

8. PROMETHEUS

Lançamento Previsto no Brasil – 8 de Junho

Direção: Ridley Scott

Elenco: Charlize Theron, Michael Fassbender, Noomi Rapace, Patrick Wilson

Sinopse: Equipe de exploradores descobre uma pista para a origem da humanidade na Terra, levando-os a uma jornada para os cantos mais escuros do universo. Lá, eles têm de lutar uma batalha terrível para salvar o futuro da raça humana.

Pode dar certo: Ridley Scott voltar ao universo que criou em “Alien” é animador. Promessa de que o cinema de terror, tão maltratado com os “Atividades Paranormais” e seus irmãozinhos, tem a esperança em ganhar dias melhores.

Pode dar errado: “Robin Hood”, “Rede de Mentiras”, “Um Bom Ano”, “O Gângster”, “Cruzada”… Faz tempo que Ridley Scott não tem um acerto na carreira. Será que ele perdeu o dom de realizar grandes filmes?

7. HELENO

Lançamento Previsto no Brasil – 30 de Março

Direção: José Henrique Fonseca

Elenco: Rodrigo Santoro, Alinne Moraes, Othon Bastos

Sinopse: Heleno de Freitas é a figura do Rio de Janeiro de 1940, quando a cidade era cheia de glamour, sonho e promessas. Primeiro galã do futebol, Heleno defendia o Botafogo e tinha tudo para ser o maior jogador do Brasil. No entanto, a guerra mundial da época e a libertinagem que guiava sua vida mudaram seu brilhante destino, abandonado em um sanatório e vítima da sífilis aos 39 anos de idade.

Pode dar certo: a história do apogeu e decadência de um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro promete entregar a atuação da carreira de Rodrigo Santoro. Além disso, o cuidado técnico conferido no trailer é surpreendente.

Pode dar errado: “Heleno” precisa fugir do que se tem convencionado fazer nas cinebiografias atuais que procuram apenas mostrar a parte positiva do protagonista, erros fatais de filmes como “Lula – O Filho do Brasil”, “J.Edgar” e “A Dama de Ferro”.

httpv://www.youtube.com/watch?v=tIZy1QbBipY

6. O LEGADO BOURNE

Lançamento Previsto no Brasil – 24 de Agosto

Direção: Tony Gilroy

Elenco: Jeremy Renner, Rachel Weisz, Edward Norton, Joan Allen, Albert Finney

Sinopse: Aaron Cross (Jeremy Renner) é agente secreto do governo que se envolve em um programa de lavagem cerebral muito mais perigoso do que aquele pelo qual passou Jason Bourne (vivido por Matt Damon na trilogia original), desencadeando situações que saem do controle.

Pode dar certo: sem Matt Damon dessa vez, o novo Bourne tem como grande esperança de qualidade a permanência de Tony Gilroy, o roteirista dos três filmes anteriores, porém, agora, na direção.

Pode dar errado: a escolha de Jeremy Renner para substituit Damon pode não ser das mais felizes, já que ele não é conhecido do grande público e o carisma dele não é dos maiores.

5. VALENTE

Lançamento Previsto no Brasil – 25 de Julho

Direção: Mark Andrews, Brenda Chapman

Elenco: Vozes na versão original de: Kelly MacDonald, Emma Thompson, Billy Connolly

Sinopse: Merida (Keely Macdonald) é uma habilidosa e impetuosa arqueira, filha do rei Fergus (Billy Connolly) e da rainha Elinor (Emma Thompson). Determinada a trilhar o próprio caminho, ela desafia um antigo costume considerado sagrado pelos ruidosos senhores da terra: o imponente lorde MacGuffin (Kevin McKidd), o carrancudo lorde Macintosh (Craig Ferguson) e o perverso lorde Dingwall (Robbie Coltrane). Involuntariamente, os atos de Merida desencadeiam o caos e a fúria no reino e, quando ela se volta para uma velha feiticeira (Julie Walters) em busca de ajuda, Merida tem um desejo mal-aventurado concedido. Os perigos resultantes a forçam a descobrir o significado da verdadeira valentia para poder desfazer o brutal curso dos acontecimentos, antes que seja tarde demais.

Pode dar certo: basta dizer que é um filme da Pixar. Suficiente, não?

Pode dar errado: o fracasso de “Carros 2” levantou um pouco de dúvidas se a capacidade criativa da Pixar está se esgotando. Pressão pode atrapalhar a equipe de “Valente”.

4. OS VINGADORES

Lançamento Previsto no Brasil – 27 de Abril

Direção: Joss Whedon

Elenco: Chris Evans, Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Scarlett Johansson, Samuel L. Jackson, Jeremy Renner

Sinopse: Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johanson) e Nick Fury (Samuel L. Jackson) são alguns dos heróis da Marvel que se reúnem na agência de espionagem internacional S.H.I.E.L.D. para defender o planeta e a humanidade de ameaças intergalácticas.

Pode dar certo: desde quando foi lançado “Homem de Ferro” em 2008, a Marvel vinha se preparando para lançar “Os Vingadores”. A curiosidade de ver unidos em um único filme Thor, Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Viúva Negra promete causar frisson nos cinemas mundiais.

Pode dar errado: o desafio de conseguir dar espaço para todos os heróis será um dilema que “Os Vingadores” vai precisar lidar. O maior problema, porém, será conseguir criar situações para conseguir fazer um bom vilão capaz de enfrentar todos os heróis de forma que os ameace.

3. XINGU

Lançamento Previsto no Brasil – 6 de Abril

Direção: Cao Hamburguer

Elenco: João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Maria Flor

Sinopse: Três irmãos decidem viver uma grande aventura. Orlando (Felipe Camargo), 27 anos, Cláudio (João Miguel), 25, e Leonardo (Caio Blat), 23, Villas-Bôas alistam-se na expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo os irmãos se tornam chefes da expedição e se envolvem na defesa dos índios e de sua cultura, registrando tudo num diário batizado de “Marcha para o Oeste”. Numa viagem sem paralelo na história, com batalhas, 1.500 quilômetros de picadas abertas, 1.000 quilômetros de rios percorridos, 19 campos de pouso abertos, 43 vilas e cidades desbravadas e 14 tribos contatadas, além das mais de 200 crises de malária, os irmãos Villas-Bôas conseguem fundar o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo, do tamanho de um país como a Bélgica. Na aventura, os irmãos Villas-Bôas conseguem passar pelo território Xavante, de índios corajosos e guerreiros sem nenhuma baixa de ambos os lados. Ao recontar a saga dos irmãos, o longa acompanha essa grande luta pela criação do parque e pela salvação de tribos inteiras que transformaram os Villas-Bôas em heróis brasileiros.

Pode dar certo: em um momento que a discussão sobre a Usina de Belo Monte está em voga, “Xingu” serve para mostrar essa relação entre o avanço econômico e a necessidade de expansão e crescimento da sociedade moderna em contraste contra a preservação do meio ambiente e a destruição e desrespeito à cultura indígena. Boa aposta para representar o Brasil no Oscar 2013.

Pode dar errado: se formos analisar os últimos sucessos do cinema brasileiro (“Cilada.com”. “Bruna Surfistinha”, “De Pernas Para o Ar”…), um filme com temas mais profundos como “Xingu”, pode ficar de lado na preferência do público.

2. O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA

Lançamento Previsto no Brasil – 6 de Julho

Diretor: Marc Webb

Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans

Sinopse: O filme conta a história de Peter Parker (Andrew Garfield), estudante rejeitado por seus colegas. Abandonado por seus pais quando criança, foi criado por seu tio Ben (Martin Sheen) e pela tia May (Sally Field). Como muitos adolescentes, Peter tenta descobrir quem ele é e como se tornou a pessoa que é hoje, ao mesmo tempo em que vive sua primeira paixão por Gwen Stacy (Stone). Tudo muda, porém, quando Peter descobre uma misteriosa maleta e começa uma jornada para entender o desaparecimento de seus pais – o que o leva à Oscorp e ao laboratório do Dr. Curt Connors (Rhys Ifans), antigo sócio de seu pai. Enquanto procura por respostas, o jovem comete um erro que o coloca em rota de colisão com o alter-ego do Dr. Connors, O Lagarto. Como Homem-Aranha, Peter tem de tomar decisões que podem alterar vidas, para usar seus poderes e moldar seu destino de se tornar um herói.

Pode dar certo: a trinca que fez o sucesso da primeira fase do aracnídeo nos cinemas (Sam Raimi-Tobey Maguire-Kristen Dunsty) já vinha dando sinais de cansaço. A mudança vem em boa hora e possui bons nomes, como, por exemplo, Andrew Garfield (o Eduardo Saverin, de “A Rede Social”) como o novo herói.

1. BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

Lançamento Previsto no Brasil – 27 de Julho

Direção: Christopher Nolan

Elenco:  Christian Bale, Gary Oldman, Morgan Freeman, Michael Caine, Anne Hathaway, Joseph Gordon-Levitt, Liam Neeson, Tom Hardy

Sinopse: Nesta nova aventura, o líder terrorista Bane (Tom Hardy) chega em Gotham City, confrontando o Homem-Morcego (Christian Bale).

Pode dar certo: Christopher Nolan é um dos melhores diretores do cinema norte-americano na atualidade. Seus filmes conseguem unir inteligência e sucesso de bilheteria, algo impensável na Hollywood atual. Por isso, a esperança é que este último filme do Homem-Morcego comandado por ele consiga fechar com chave-de-ouro um momento iniciado por Bryan Singer em 1999 com o primeiro “X-Men”, quando os filmes baseados em HQ’s começaram a ser respeitados e que atingiu o auge com “O Cavaleiro das Trevas” em 2008.

Pode dar errado: a comparação com o segundo filme da série e, principalmente, entre o fantástico Coringa de Heath Ledger e Bane de Tom Hardy podem atrapalhar “O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. Expectativas muito altas provocam decepções maiores ainda.