Como não poderia deixar de ser, o Oscar 2017 deixou muita gente boa de fora. Alguns eram previsíveis, outros, entretanto, uma surpresa enorme. O Cine Set traz aqui o TOP 10 das esnobadas das indicações:

A Chegada1. Amy Adams, por “A Chegada”

Amy Adams está perto de se tornar a nova Leonardo DiCaprio. Após surgir como uma atriz simpática em filmes bobinhos, ela começou uma guinada rumo a papéis mais sérios e ousados. Com isso, acumulou indicações ao Oscar: são cinco, ao todo. A expectativa era que a sexta acontecesse com “A Chegada”. Porém, nada feito: as vagas ficaram com Ruth Negga e Isabelle Huppert.

Deadpool2. Deadpool

Nas últimas semanas, muito se falou da possibilidade crescente de “Deadpool” quebrar um paradigma e se tornar o primeiro filme baseado em quadrinhos a concorrer ao Oscar. Tudo não passou de oba-oba: o longa ficou sem nada, nenhuma indicação. Nem mesmo maquiagem. Desta vez, Ryan Reynolds quebrou a cara.

Meryl Streep e Hugh Grant vão viver par romântico em Florence Foster Jenkins3. Hugh Grant, por “Florence – Quem é Essa Mulher?”

Igual Amy Adams, Hugh Grant era considerado nome certo para Melhor Ator Coadjuvante. Indicação ao Globo de Ouro e SAG na mesma categoria o credenciavam para a posição. Infelizmente, o simpático ator britânico parece não gozar do mesmo carinho da Academia de Hollywood e dificilmente deve ter outra chance tão boa. Uma pena.

Martin Scorsese4. Martin Scorsese e Clint Eastwood

A categoria de Melhor Direção mostra uma renovação impressionante no atual cenário do cinema americano: Damien Chazelle, Denis Villeneuve, Barry Jenkins e Kenneth Lonergan indicados pela primeira vez ao prêmio. O único grande nome é Mel Gibson. Neste panorama, os medalhões Scorsese e Eastwood não tiveram chances, fato raro em relação aos últimos anos quando eram nomes certeiros.

nocturnalanimals15. Animais Noturnos

“Animais Noturnos” mostrou que a força de Tom Ford somente é capaz de impressionar os jurados do Globo de Ouro (isso, claro, se vier acompanhado de presentinhos). O filme amargou apenas uma indicação com Michael Shannon em Melhor Ator Coadjuvante. Muito pouco para uma produção que iniciou a temporada de premiações com boas chances.

natalie-portman-jackie-kennedy6. Jackie

Ok, “Jackie” está brigando forte com Natalie Portman em Melhor Atriz (se bem que o favoritismo é todo de Emma Stone). Porém, fica uma sensação amarga de que o filme poderia ter ido mais longe com indicações em Melhor Filme, Direção e Roteiro. Faltou uma campanha melhor?

Resultado de imagem para Annette Bening, por "20th Century Women"
7. Annette Bening, por “20th Century Women”

Das grandes atrizes americanas, Annette Bening, talvez, seja aquela mais subestimada em períodos de temporada de premiações. Por melhores que sejam seus personagens, ela nunca consegue deslanchar e chegar forte na disputa. Se o Oscar nunca premiá-la será uma grande mancha e lacuna na história do troféu.

Resultado de imagem para dory
8. “Procurando Dory”

Quando a categoria de Melhor Animação surgiu, era impossível pensar que a Pixar ficaria algum dia fora da disputa. “Procurando Dory” volta a mostrar o quanto o estúdio peca ao apostar em muitas continuações sem a criatividade necessária. E a previsão para o Oscar 2018 não é muito animadora: vem aí “Carros 3”.

Resultado de imagem para É Apenas o Fim do Mundo
9. “É Apenas o Fim do Mundo”

Xavier Dolan dividiu o Festival de Cannes quando saiu premiado. Já o Oscar não quis correr essa dúvida, mandou o garoto comer feijão e ignorou por completo “É Apenas o Fim do Mundo”.

Nascimento de uma Nação10. “O Nascimento de uma Nação”

O grande rival de “La La Land” poderia ser este filme. Porém, as descobertas sobre o terrível passado de Nate Parker acabaram com qualquer possibilidade de chances no Oscar 2017. A cota de perdão da Academia ficou com Mel Gibson e Casey Affleck.