Depois da polêmica do #OscarSoWhite e das críticas de racismo, a Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood resolveu mostrar que está disposta a mudar. Atores negros foram indicados em todas as categorias de atuação do Oscar 2017. Ao todo, são seis indicações, número recorde em dez anos.

Três indicações estão na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante com Viola Davis, por “Cercas”, Naomie Harris, em “Moonlight – Sob a Luz do Luar” e Octavia Spencer, por “Estrelas Além do Tempo”. Há ainda Mahershala Ali, por “Moonlight”, em Melhor Ator Coadjuvante. As outras duas vem nas atuações principais: Denzel Washington, por “Cercas”, e a surpresa Ruth Negga, pelo trabalho em “Loving”.

O Oscar ainda reservou a presença de um cineasta negro na categoria de Melhor Diretor com Barry Jenkins, por “Moonlight – Sob a Luz do Luar”. A diversidade continua com a presença da segunda produtora negra na disputa de Melhor Filme: Kimberly Stewart, por “Manchester à Beira”. Em Roteiro Adaptado, outros três representantes negros: August Wilson por “Cercas” e Barry Jenkins e Tarell McCraney por “Moonlight: Sob a Luz do Luar”.