A cobertura do Oscar 2017 começa mais cedo aqui no Cine Set! Todos os meses até fevereiro o site irá trazer um panorama de como está a corrida para o maior prêmio do cinema americano. Os favoritos, as surpresas, os azarões serão discutidos em uma disputa ainda sem nenhum candidato imbatível.

Para abrir a série especial, vamos analisar o cenário após os badalados Festivas de Veneza, Toronto e Telluride:


Melhor Filme

Os Prováveis 10 Indicados

Arrival

Billy Lynn’s Long Halftime Walk

Fences

La La Land

Loving

Manchester By the Sea

Moonlight

Nocturnal Animals

Patterson

Sully

Comentários

A Academia tentará se livrar da alcunha de racista em 2017. Por isso, pelo menos, três filmes com a temática negra estarão na lista final: “Loving”, “Fences” e “Moonlight”. O sucesso no Festival de Veneza garantiu “La La Land” e “Nocturnal Animals” como fortes concorrentes na briga pelo Oscar. “Paterson” e “Manchester By the Sea” devem entrar na turma dos ‘pequenos brilhantes’. E nunca, nunca duvidar da força de duas figuras tradicionais na Academia: Ang Lee com “Billy Lynn’s Long Halftime Walk” e Clint Eastwood com “Sully”. Por fim, “Arrival” será da turma dos grandes sucessos comerciais.

Possíveis opções: “The Birth of a Nation”, “Mogli – O Menino Lobo”, “Silence”, “Jackie”, “Elle”.


Melhor Diretor

Os Prováveis 5 Indicados

Barry Jenkins, de “Moonlight”

Clint Eastwood, de “Sully”

Damien Chazelle, de “La La Land”

Denis Villeneuve, por “Arrival”

Jeff Nichols, de “Loving”

Comentários

Damien Chazelle, Denis Villeneuve e Jeff Nichols são três diretores da nova geração com trabalhos sólidos ao longo dos últimos anos e, agora, reúnem três filmes bastante elogiados pela crítica especializada. Se Clint Eastwood é uma aposta no consagrado, Barry Jenkins vai na linha oposta e seria uma demonstração da Academia em mostrar renovação.

Possíveis substitutos: Kenneth Lonagan, de “Manchester By the Sea”, Jim Jarmusch, de “Paterson”, Ang Lee, de “Billy Lynn’s Long Halftime Walk”, Martin Scorsese, de “Silence”, Tom Ford, de “Nocturnal Animals”, Denzel Washington, de “Fences”.


Melhor Ator

Os Prováveis 5 Indicados

Casey Affleck, por “Manchester By the Sea”

Denzel Washington, por “Fences”

Joel Edgerton, por “Loving”

Ryan Gosling, por “La La Land”

Tom Hanks, por “Sully”

Comentários

Levando em consideração que “Loving” e “La La Land” devem sair como campeões de indicações, não há como deixar de fora os dois protagonistas dos respectivos filmes. Denzel Washington e Tom Hanks são outras apostas quase certas pela força dentro de Hollywood e perante o público. Por fim, Casey Affleck marca presença pelo reconhecimento de um dos atores mais talentosos e discretos do cinema americano.

Possíveis substitutos: Adam Driver, de “Paterson”, Jake Gyllenhaal, de “Nocturnal Animals”, Michael Keaton, de “The Founder”, Michael Fassbender, de “The Light Between Oceans“, Dev Patel, de “Lion”.


Melhor Atriz

Os Prováveis 5 Indicados

Amy Adams, de “Nocturnal Animals”

Emma Stone, de “La La Land”

Isabelle Hupert. de “Elle”

Natalie Portman, de “Jackie”

Ruth Negga, de “Loving”

Comentários

Talvez esta seja a categoria de Melhor Atriz mais disputada dos últimos anos. Emma Stone e Natalie Portman estão dentro após as consagrações em Veneza e Toronto. Ruth Negga deve acabar com um hiato de três anos sem mulheres negras na categoria de Melhor Atriz, enquanto Isabelle Hupert será reconhecida pela Academia de Hollywood pelo trabalho no elogiado “Elle”. Por fim, Amy Adams é grande favorita para a estatueta que ronda a algum tempo.

Prováveis Substitutas: Meryl Streep, por “Florence – Quem é Essa Mulher?”, Viola Davis, por “Fences”, Taraji P. Henson, por “Hidden Figures”, Annette Bening, por “20th Century Women”.


Melhor Filme Estrangeiro

Os Prováveis 5 Indicados

De Longe Te Observo (Venezuela)

Elle (França)

Julieta (Espanha)

The Salesman (Irã)

Toni Erdmann (Alemanha)

Comentários

A Academia sempre reserva surpresas na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A briga promete ser boa com pesos pesados do cinema mundial como Paul Verhoeven, Pedro Almodóvar e Asghar Farhadi. Já a Alemanha e Venezuela se credenciam com produções de sucessos em festivais.

Possíveis Substitutos: “Neruda” (Chile), “Desierto” (México), “Ma’Rosa” (Filipinas).