Caio Pimenta apresenta a movimentação da temporada de premiações durante o mês de dezembro com as subidas e descidas dos candidatos ao Oscar 2020.

MELHORES COADJUVANTES

Entre os homens, Brad Pitt, Al Pacino e Tom Hanks seguem estabilizados e são os favoritos para disputar Melhor Ator Coadjuvante. Outros dois nomes estão em tendência de alta.

A subida de “Parasita” com a indicação ao SAG de Melhor Elenco colocou Song Kang-Ho no radar para uma indicação. O ator deve surpreender e tem tudo para conseguir estar entre os cinco finalistas. Antes uma dúvida, o Joe Pesci, de “O Irlandês”, se consolidou de uma vez por todas e também deve participar do Oscar. Nomeado ao SAG, o Jamie Foxx, de “Luta por Justiça”, subiu também, mas, de forma mais discreta. 

Por outro lado, teve a turma que caiu bastante. 

Entre eles estão o Anthony Hopkins, de “Dois Papas”, Willem Dafoe, de “O Farol”, Shia Labeouf, de “Honey Boy”, e Alan Alda, de “Histórias de um Casamento”, todos eles ignorados no SAG.

Na disputa feminina, Laura Dern, Jennifer Lopez e Margot Robbie já estão mais do que garantidas no Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. 

Indicada ao SAG, a Nicole Kidman, por “O Escândalo”, cresceu e mostra, mais uma vez, que não pode ser descartada jamais. A Scarlett Johansson, de “Jojo Rabbit”, pode fazer história e conseguir dobradinha de indicações no Oscar 2020. 

Por outro lado, Florence Pugh, de “Adoráveis Mulheres”, Zhao Shuzen, de “The Farewell” e Annette Bening, de “O Relatório”, perderam fôlego em dezembro ao não serem nomeadas no SAG. A incógnita fica por conta da Kathy Bates, de “O Caso Richard Jewell”: sem chances de concorrer ao prêmio do Sindicato dos Atores por um erro da Warner, ela ainda viu o filme se envolver em muitas polêmicas. 

MELHOR ATOR 

Dois atores cresceram muito na disputa rumo ao Oscar em dezembro. 

O Christian Bale, de “Ford Vs Ferrari” e o Taron Egerton, de “Rocketman”, se beneficiaram com indicações ao Globo de Ouro e ao SAG, saltando na frente de concorrentes como Jonathan Pryce, de “Dois Papas”, Eddie Murphy, de “Meu Nome é Dolemite”, Antonio Banderas, de “Dor e Glória” e Adam Sandler, de “Joias Raras”. Por outro lado, o Robert De Niro, de “O Irlandês”, caiu feio sendo nomeado apenas ao Critics Choice e vê a vaga, antes certeza, em grande risco. 

Já Leonardo DiCaprio, Joaquin Phoenix e Adam Driver estão para lá de tranquilos e garantidos no Oscar 2020. 

MELHOR ATRIZ 

O topo de Melhor Atriz já está definido: Renée Zellweger, por “Judy”, Scarlett Johansson, por “História de um Casamento”, e Charlize Theron, de “O Escandâlo”, vão para o Oscar. As outras duas vagas estão em muito em aberto. 

Se novembro foi favorável para a Awkwafina, dezembro não foi nada bom. Apesar de ser a favorita ao Globo de Ouro em Melhor Atriz Comédia/Musical, ela ficou de fora das indicadas ao SAG pelo trabalho em “The Farewell”. Foram ainda piores a Alfre Woodard, de “Clemency”, esnobada nos dois prêmios, e a Saoirse Ronan, de “Adoráveis Mulheres”, que viu despencar as chances de indicações com o fracasso do filme no sindicato dos atores. 

Por outro lado, a Cynthia Erivo, de “Harriet”, mandou muito bem ao emplacar indicações no Globo de Ouro e no SAG, quase garantindo a quarta vaga. Quem deve completar a lista é a Lupita Nyong´o: pelo trabalho em “Nós”, ela foi nomeada no Sindicato dos Atores, além de ter vencido os prêmios da crítica de Boston, Chicago e Nova York. 

MELHOR DIREÇÃO 

Em Melhor Direção, nada mudou em relação a novembro: Bong-Joon Ho, Quentin Tarantino, Noah Baumbach, Sam Mendes e Martin Scorsese devem ser os indicados. 

A única possibilidade de mudança é se Academia quiser evitar reclamações sobre a ausência de diretoras mulheres. Porém, a grande esperança feminina que era a Greta Gerwig parece com cada vez menos chances. Talvez, a zebra possa cair no colo da Lulu Wang, de “The Farewell”. 

MELHOR FILME 

Em Melhor Filme, “1917”, “O Irlandês”, “Coringa”, “Jojo Rabbit” passaram dezembro estáveis e vão tranquilamente ser indicados. Mas, teve gente que subiu muito no Oscar. 

É o caso de “Parasita”. A indicação histórica ao SAG de Melhor Elenco e os prêmios sucessivos junto à crítica americana colocam o filme como um real candidato para vencer a categoria. “Era uma vez em Hollywood” também mandou muito bem ao conseguir indicações em todos os prêmios de sindicatos que o filme poderia concorrer. Por fim, “Histórias de um Casamento” liderou as indicações ao Globo de Ouro e, apesar do tropeço em Melhor Elenco no SAG, é favorito em duas categorias do prêmio – Ator com Adam Driver e Atriz Coadjuvante com Laura Dern.  

“Ford Vs Ferrari” e “O Escândalo” também tiveram leves altas. Vamos agora para turma que caiu na cotação em dezembro. 

“Os Dois Papas” até mandou bem no Globo de Ouro, mas, ser esnobado completamente no SAG dificultou as pretensões do filme no Oscar. O mesmo pode se dizer de “The Farewell”. Nada, entretanto, se compara a “Adoráveis Mulheres”: o filme da Greta Gerwig levou um tombo colossal no sindicato dos atores e viu as chances rumo ao prêmio da Academia minguarem. 

Se as indicações ao Oscar fossem agora em dezembro, iriam disputar oito filmes: “1917”, “O Irlandês”, “Coringa”, “Jojo Rabbit”, “Parasita”, “Histórias de um Casamento”, “Era uma vez em Hollywood” e “Ford Vs Ferrari”. “Os Dois Papas” e “O Escândalo” brigam pela nona vaga. 

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...