Caio Pimenta apresenta as estratégias de campanha da Amazon Studios, Warner Bros, Universal Pictures, Paramount Pictures, Kino Lorber e Focus Features para o Oscar 2021. 

AMAZON STUDIOS 

Vamos começar com a Amazon que tenta mudar a má sorte dela no Oscar. A empresa sempre conta com bons filmes para a disputa, porém, as estratégias de campanha são sempre as piores. Para 2021, a Amazon vai com cinco filmes. 

One Night in Miami”, “Sound of Metal”, “Borat 2”, “I´m Your Woman” e “Herself” são os candidatos do estúdio. 

“One Night in Miami” é o carro-chefe da Amazon neste Oscar. O filme foi muito elogiado tanto no Festival de Veneza quanto em Londres e parece nome certo na categoria máxima. Também deve render uma indicação para a Regina King em direção, o que pode torná-la a primeira negra a concorrer no prêmio. Com certeza, será nomeado em Roteiro Adaptado e o elenco, pelo menos, em ator coadjuvante, consegue uma nomeação.  

“Sound of Metal” pode sofrer com essa prioridade para “One Night in Miami”. A grande chance do filme é em Melhor Ator com Riz Ahmed, mas, com o elenco da Regina King sem um protagonista definido, pode embaralhar a escolha e dificultar a vida da Amazon, como já aconteceu em temporadas de premiações anteriores. 

“I´m Your Woman foi adicionado recentemente no calendário da Amazon para estrear no dia 11 de dezembro, o que, pelo menos, coloca a Rachel Brosnahan no radar da disputa de Melhor Atriz. Mas, ela ainda corre por fora. 

Recém-lançado, Borat 2” vai tentar vaga para Melhor Ator com o Sacha Baron Cohen, Atriz Coadjuvante com a Maria Bakalova e Roteiro Adaptado. Apesar de ser um filme sensacional, acho difícil ele se manter forte após as eleições americanas. Por fim, tem “Herself”, um pequeno drama britânico que foi uma boa surpresa do Festival de Sundance 2020. Mas, que, para o Oscar, ainda surge bem longe de qualquer coisa. 

APPLE 

Pela primeira vez, a Apple vai com força para tentar algo no Oscar. A principal aposta dela é “Cherry”, um drama sobre um jovem soldado americano, interpretado pelo Tom Holland, viciado em heroína que decide assaltar banco para manter o vício. A direção fica por conta dos irmãos Russo, responsáveis pelos dois últimos filmes da série “Os Vingadores”. 

A Apple comprou “Cherry” por ‘apenas’ US$ 40 milhões, o que demonstra uma crença de que o filme pode ir longe no Oscar. 

Drama de guerra produzido e roteirizado pelo Tom Hanks, “Greyhound” pode levar a Apple, no máximo, às categorias de som. Mais do que isso, seria um absurdo. 

WARNER BROS

Os grandes estúdios de Hollywood estão com dificuldades neste Oscar. Afinal de contas, eles ficaram sem ter onde lançar os seus filmes por conta do fechamento dos cinemas mundiais. A Warner, por exemplo, acreditava em “Duna”, porém, precisou adiar o lançamento para não ficar com um prejuízo milionário como um dos candidatos do estúdio. 

Tenet”, do Christopher Nolan, forçou a reabertura dos cinemas e não levou o público esperado, especialmente, nos EUA. Para piorar, as críticas não foram nada generosas, talvez, as piores da carreira do diretor desde “Insônia”. Para o Oscar, no máximo, disputa categorias técnicas como som. 

Ainda assim, a Warner tem um grande candidato como trunfo. 

“Judas e o Messias Negro” tem tudo para conseguir muitas indicações nas categorias principais, ou seja, Melhor Filme, Direção, talvez, com o Shaka King, Ator com Daniel Kaluuya, Ator Coadjuvante com Laikeith Stanfield, e Roteiro Original. A força da temática da causa negra que deve dominar a temporada de premiações contribui demais para fortalecer a campanha do filme. 

UNIVERSAL PICTURES 

A Universal Pictures não está com muitas opções, na verdade, são somente duas. 

Se “O Homem Invisível” parece destinado, no máximo, a Melhores Efeitos Visuais, o estúdio vai com tudo na dobradinha Paul Greengrass e Tom Hanks. “News of the World” é um nome quase certo em Melhor Filme e pode ainda estar em Direção, Ator, Atriz Coadjuvante e Roteiro Adaptado. 

Vale lembrar que a Universal Pictures foi estúdio de “1917”, que venceu 3 Oscars e concorreu em 10 categorias. 

PARAMOUNT PICTURES 

Lembra daquela época em que a Paramount Pictures disputava com “Forrest Gump”, “O Curioso Caso de Benjamin Button”, “O Poderoso Chefão” em que o estúdio conseguia várias indicações e tinha vários candidatos ao Oscar? 

Esqueça isso em 2021: o estúdio só vai com um filme. E é “The United States Vs Billie Holliday”.

A grande questão fica por conta de saber se, no meio de tantas produções com temáticas negras, o filme vai conseguir se destacar suficiente para concorrer nas categorias principais. 

FOCUS FEATURES 

A Focus Features teve a sua consagração no Oscar com as três estatuetas vencidas por “O Segredo de Brokeback Mountain”, em 2006. Para a cerimônia do ano que vem, a empresa investe em cinco filmes. 

Para “Emma”, a Focus Features deve focar a campanha nas categorias de Melhor Figurino e Design de Produção, enquanto “Kajillionaire” e “Never Rarely Sometimes Always” parecem que vão ficar esquecido para o foco ser todo de “Promising Young Woman”. O drama com a Carey Mulligan tem potencial para crescer, especialmente, em Melhor Atriz e Roteiro Original. 

Por fim, ainda reside um mistério em torno de “Stillwater”. O filme com Matt Damon deve ser lançado no Festival de Sundance do ano que vem, o que pode ajudar na reta final da campanha para o Oscar e fazer a Focus Features aposta as fichas nele. 

KINO LORBER 

Pequena distribuidora voltada para o circuito de arte nos EUA, a Kino Lorber tenta chegar ao Oscar em 2021. A principal aposta deles vem lá da Itália. 

O elogiado “Martin Eden” chega como o filme com mais possibilidades de ir além da categoria exclusiva para obras não faladas em inglês.

O britânico “Você Não Estava Aqui”, do tradicional Ken Loach, e, claro, o brasileiro “Bacurau”, são outras possibilidades da Kino Lorber, mas, com chances quase nulas. 

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...

Oscar 2024: Por que Emma Stone venceu Melhor Atriz?

Emma Stone conquista o segundo Oscar da carreira em Melhor Atriz. Se a vitória por “La La Land” é contestada até hoje, agora, parece que não há tanta revolta assim. Pelo contrário. Neste post, eu apresento cinco motivos que levaram a estrela de “Pobres Criaturas”  à...

Oscar 2024: Por que Christopher Nolan venceu Melhor Direção?

Amado por uns, odiado por outros, o Christopher Nolan, agora, tem um Oscar para chamar de seu. O londrino conquista Melhor Direção por “Oppenheimer”. Caio Pimenta traz os quatro fatores que o levaram para esta vitória.  https://www.youtube.com/watch?v=ROvxsl0P93A 1. A...