De Kate Winslet e Saoirse Ronan aos novos filmes de Ridley Scott e Paul Greengrass, Caio Pimenta aponta mais 10 possíveis candidatos ao Oscar em 2021.

NEWS OF THE WORLD 

O diretor Paul Greengrass e Tom Hanks retomam a parceria de “Capitão Phillips”. A dupla traz agora News of The World”. 

No drama com toques de faroeste, o Tom Hanks interpreta um sujeito que informa as pessoas no interior dos EUA no século XIX. Ele, então, recebe a missão de levar uma garota indígena até à família, porém, durante a jornada eles vão se tornando cada vez mais amigos. 

Vai ser bem interessante ver o Greengrass, um diretor que nos acostumamos ver em filmes de ação ágeis e ambientados nos dias atuais, ir para um drama de época. Contar com um ator como o Tom Hanks, agora, em paz com a Academia, tem tudo para chegar ao Oscar. 

STILLWATER 

Matt Damon

Será que chegou a hora do Matt Damon, finalmente, vencer um Oscar como ator? 

Em “Stillwater”, ele interpreta o pai de uma mulher americana presa na França por um assassinato que ela jura não ter cometido. Nessa jornada para livrar a filha, ele passa por um processo de autodescoberta e se envolve com uma moça local. 

Parece um suspense de Supercine, porém, a direção é do Tom McCarthy. Se você não está ligando o nome a pessoa, ele foi o cara comandou o vencedor do Oscar, “Spotlight”. Logo, não dá para descartar. 

THE LAST DUEL 

Ben Affleck e Matt Damon se unem em filme sobre escândalo da FIFA

O Matt Damon também vai tentar a sorte com o novo filme do Ridley Scott. 

“The Last Duel” traz a história real do último combate permitido na França entre um cavaleiro e o escudeiro dele, acusado de ter estuprado a esposa do patrão. O elenco ainda conta com Adam Driver, Ben Affleck e Jodie Comer. 

Tem tudo para ser um filmaço, porém, o Ridley Scott, sinceramente, é um diretor que só tem dado tiro no pé. Acho que o último filme consistente dele, que faz jus a carreira foi o “Gladiador”. Estou com muito pé atrás em relação a esse filme. 

OS ETERNOS 

“Os Eternos” pode ser a resposta da Marvel após o sucesso absoluto de “Coringa” no Oscar 2020. 

Dirigido pela Chloe Zhao, a produção mostra uma nova equipe de heróis, aliens ancestrais que viviam na Terra em segredo por milhares de anos. Liderado pela Angelina Jolie, o elenco ainda conta com o Kumail Nanjiani, Salma Hayek e dois astros de “Game of Thrones”, o Richard Madden e Kit Harington. 

“Os Eternos” é o filme chega para marcar uma nova fase na Marvel com foco na inclusão. É dirigido por uma mulher, você tem um elenco com muita diversidade racial e étnica, fora a promessa de um beijo gay. Entre os blockbusters, acho que este pode ser o que mais vai arrancar elogios da crítica. 

Fora que a data de estreia é bem sugestiva: dia 29 de outubro no início da temporada de premiações. Isso, com certeza, não é coincidência. 

AMMONITE 

Com duas atrizes queridas da Academia, “Ammonite”, dificilmente, deve passar despercebido. 

Dirigido pelo Francis Lee, “Ammonite” traz a história baseada em fatos reais da vida da paleontóloga Mary Anning, focando no romance com uma rica mulher londrina no século XIX. 

Distribuidora de ‘Parasita”, a Neon já garantiu, por US$ 3 milhões, os direitos de “Ammonite”. A grande questão fica por conta da chiadeira em torno da veracidade dos fatos presentes já questionados pelas famílias das duas personagens. 

I´M THINKING OF ENDING THINGS 

O mais inventivo dos roteiristas de Hollywood chega com novo filme na Netflix neste ano. 

“I´m Thinking of Ending Things é a nova produção dirigida e roteirizada pelo Charlie Kaufman, mente por trás de obras-primas como “Quero Ser John Malkovich”, “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” e “Sinédoque, Nova York”. Aqui, a história mostra um casal em uma viagem quando um desvio inesperado acaba por levá-los a jornadas pessoais angustiantes. 

Não dá para dizer que a Academia não reconheça o trabalho do Charlie Kaufman, afinal, ele já foi premiado com o roteiro de “Brilho Eterno”. Porém, a sensação que eu tenho é que o cinema dele é extremamente desafiador para o padrão médio de Hollywood. Pode até conseguir indicação, mas, vencer já é muito difícil. 

LAST NIGHT IN SOHO 

Diretor de grandes filmes recentes como “Scott Pilgrim” e “Baby Driver”, o Edgar Wright volta à Inglaterra, mais precisamente ao bairro onde cresceu, com “Last Night in Soho”. 

O terror psicológico será ambientado nos anos 1960 e traz a Thomasin McKensie intepretando uma garota apaixonada por moda em Londres. Mais detalhes da história ainda não foram divulgados. 

Apesar de ir bem nas categorias técnicas, os filmes do Edgar Wright ainda enfrentam resistência para alçar voos maiores. Provalvemente, deve ter relação ao estilo mais pop das obras dele. Quem sabe em 2021 essa resistência chegue ao fim? 

THE LAST PLANET 

Se antes demorava décadas para fazer um mísero filme, agora, o Terrence Malick faz uma produção por ano. Para o Oscar 2021, ele deve chegar com “The Last Planet”. 

Seguindo a linha de filmes como “A Árvore da Vida” e também “Uma Vida Oculta”, a religião terá papel preponderante na trama. Rumores indicam que a história vai abordar a vida de Jesus Cristo.

O elenco será liderado por Mark Rylance e Joseph Fiennes. 

THE PROM 

O Ryan Murphy é um queridinho do mundo da vida com sucessos como “Glee” e “American Crime Story”. Em 2021, porém, em vez do Emmy, ele vai tentar uma chance no Oscar com “The Prom”. 

O musical vai ter a Meryl Streep, Nicole Kidman, James Corden e Awkafina no elenco.

Adaptação do famoso musical da Broadway, “The Prom” mostra uma jovem lésbica impedida de ir no baile de formatura por querer levar a namorada. Artistas fracassados descobrem a história e vão tentá-la fazer chegar à grande mídia. 

THE FATHER 

Anthony Hopkins voltou a disputa do Oscar em 2020 com “Os Dois Papas”, porém, ele podia estar apenas esquentando o terreno para 2021. 

O ator foi extremamente elogiado no último Festival de Sundance com “The Father”, produção em que interpreta um sujeito sofrendo com a demência no fim da vida.

O elenco ainda conta com a Olivia Colman, premiada no Oscar por “A Favorita”. 

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...

Oscar 2024: Por que Emma Stone venceu Melhor Atriz?

Emma Stone conquista o segundo Oscar da carreira em Melhor Atriz. Se a vitória por “La La Land” é contestada até hoje, agora, parece que não há tanta revolta assim. Pelo contrário. Neste post, eu apresento cinco motivos que levaram a estrela de “Pobres Criaturas”  à...

Oscar 2024: Por que Christopher Nolan venceu Melhor Direção?

Amado por uns, odiado por outros, o Christopher Nolan, agora, tem um Oscar para chamar de seu. O londrino conquista Melhor Direção por “Oppenheimer”. Caio Pimenta traz os quatro fatores que o levaram para esta vitória.  https://www.youtube.com/watch?v=ROvxsl0P93A 1. A...