De “Muito Além do Jardim” a “Star Wars”, Caio Pimenta apresenta quais seriam os indicados a Melhor Filme se fossem 10 nomeados entre 1980 a 1984. 

OSCAR 1980 

No Oscar de 1980, “Kramer Vs Kramer” superou “Apocalypse Now”. A lista ainda tinha o sensacional musical do Bob Fosse, “O Show Deve Continuar”, o ótimo “Norma Rae” e o esquecível “O Vencedor”.  

Se a lista tivesse 10 indicados, o nível ia cair. 

Entre os indicados, estaria a comédia francesa “A Gaiola das Loucas” que obteve três indicações, incluindo Direção e Roteiro Adaptado seguida por “A Rosa”, musical com grande atuação de Bette Midler e “O Corcel Negro”, nomeado em Ator Coadjuvante e Montagem. O nível fica melhor com o suspense “Síndrome da China” com indicações em Atriz para Jane Fonda, Ator com Jack Lemmon e Roteiro Original e também “Muito Além do Jardim”, filmaço do Hal Ashby estrelado pelo Peter Sellers.  

O azarão poderia ser “Manhattan”, clássico do Woody Allen que ficou em segundo plano com apenas duas indicações em 1980 – Atriz Coadjuvante e Roteiro Original. Já “Alien – O Oitavo Passageiro”, vencedor de Melhores Efeitos Visuais, era quem que indicaria. 

OSCAR 1981 

A absurda vitória de “Gente contra a Gente” em cima de “Touro Indomável” e “O Homem Elefante” marcou o Oscar de 1981. “Tess”, do Roman Polanski, e “O Destino Mudou Sua Vida”, responsável pelo prêmio da Sissy Spacek, completaram a lista. 

Se fossem 10 indicados, a disputa de Melhor Filme trataria um dos blockbusters mais amados de todos os tempos. 

Melhor filme da saga, “Star Wars – O Império Contra-Ataca” certamente estaria entre os finalistas. A produção venceu o Oscar de Melhor Som e recebeu uma estatueta especial pelos Efeitos Visuais. O musical “Fama”, do Alan Parker, seria outro indicado após concorrer em 6 categorias, vencendo duas estatuetas – Melhor Canção Original e Trilha Sonora. “O Substituto”, indicado em Direção e Ator com Peter O´Toole, “Melvin e Howard” e “A Recruta Benjamin” fechariam a lista. 

O azarão também seria o filme que eu gostaria de ver, no caso, o “Kagemusha”. Esse clássico do Akira Kurosawa foi indicado em Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Direção de Arte. 

OSCAR 1982 

1982 não dois mais inspirados para o Oscar. “Carruagens de Fogo” superou os apenas bons “Atlantic City”, “Num Lago Dourado”, “Reds”. Já “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida” era o que destoava da turma por ser bem melhor que todos os outros. 

Agora, não dá nem muito para reclamar, afinal, se fossem 10 indicados, a lista ficaria pior ainda. 

Com 8 indicações, incluindo Roteiro Adaptado, Ator e Atriz Coadjuvante, “Na Época do Ragtime” certamente iria disputar Melhor Filme. Assim como “A Mulher do Tenente Francês”, drama que rendeu indicação a Meryl Streep em Melhor Atriz; “Arthur – O Milionário Solitário”, que venceu os Oscars de Melhor Ator Coadjuvante e Canção Original, o suspense “Ausência de Malícia”, com Paul Newman nomeado em Melhor Ator e o fraco “Dinheiro do Céu”. 

“O Doce Sabor de um Sorriso”, indicado a Melhor Atriz, Ator e Atriz Coadjuvante, poderia ser o azarão, enquanto gostaria de ver demais “O Portal do Paraíso” entre os finalistas. Seria uma forma de fazer justiça a um filme subestimado e, talvez, para ajudar a carreira do Michael Cimino. 

OSCAR 1983 

Ninguém pode dizer que o Oscar de 1983 não foi eclético. Teve comédia com “Tootsie”, ficção científica com “E.T”, dramas com “O Veredicto” e “Desaparecido, um Grande Mistério”, e, claro, o épico em cinebiografia “Gandhi”. 

E se fossem 10 indicados, teríamos uma lista ainda mais diversa. 

O cinema de ação e internacional seria prestigiado com “O Barco – Inferno no Mar”, nomeado em 6 categorias, incluindo, Direção, Roteiro Adaptado, Fotografia e Montagem. Já os fãs de romance seriam contemplados com “A Força do Destino”, vencedor de Melhor Ator Coadjuvante e Canção Original. Gosta de comédia? A opção ficaria com “Vitor e Vitória”, produção que teve 7 indicações e só venceu um prêmio em Melhor Trilha Sonora Adaptada. “A Escolha de Sofia” seria mais um drama histórico, enquanto “Poltergheist” surpreenderia e ficaria com a última vaga. 

O melhor de todos, porém, só aparece como azarão: eu estou falando de “Blade Runner” , indicado apenas em Efeitos Visuais e Direção de Arte. 

OSCAR 1984 

Aqui no canal, eu já falei o quanto foi dureza o Oscar de 1984: o vencedor “Laços de Ternura” e “Os Eleitos” eram de longe os melhores perto de filmes esquecíveis como “O Fiel Camareiro”, “A Força do Carinho” e “O Reencontro”. 

A lista com 10 indicados faria uma transformação total na qualidade da disputa. 

Afinal, a Academia poderia dizer, enfim, que conseguiu nomear o Ingmar Bergman na disputa máxima com “Fanny e Alexander”: essa obra-prima venceu quatro Oscars – Fotografia, Direção de Arte, Filme em Língua Não-Inglesa e Figurino. A justiça seria feita com à Barbra Streisand com a nomeação de “Yentl. A Meryl Streep apareceria de novo com “Silkwood” assim como “Star Wars” surgiria com o fraquinho “O Retorno de Jedi”. Fecha a lista “Jogos de Guerra”, suspense indicado em Roteiro Original e Fotografia. 

“Retratos de uma Realidade” seria o azarão, enquanto “Zelig”, comédia brincando com a estrutura dos falsos documentários do Woody Allen, seria o meu escolhido. 

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...