Mesmo o mais otimista não esperava uma lista com tantas surpresas como a do Oscar deste ano. Deste o fortalecimento de filmes como “Indomável Sonhadora” e “Amor” passando pela queda de “Django Livre”, “A Hora Mais Escura” e “O Mestre” tidos como certos entre os principais prêmios, a Academia de Ciência Cinematográfica de Hollywood mudou o panorama que previa uma disputa mais embolada. Agora, temos dois fortes concorrentes: “Lincoln” e “As Aventuras de Pi”.

Dirigido por Steven Spielberg, o filme saiu muito bem neste período de disputas pela estatueta dourada: conquistou o maior número de indicações (12), concorre em todas as categorias principais, exceto atriz (indicado a Melhor Filme, Diretor, Ator, Atriz e Ator Coadjvante e Roteiro Adaptado) e em outras premiações da temporada, Bafta, SGA, Globo de Ouro e DGA, também está bem cotado. Como se não bastasse, ainda rememora um dos maiores ídolos americanos, algo que Oscar nunca deixa passar batido.

A história do jovem indiano Pi surpreendeu. Não que fosse seja uma surpresa a indicação para Melhor Filme, mas, estar a frente de outros concorrentes tidos como mais fortes na disputa antes das indicações (“A Hora Mais Escura” e “Os Miseráveis”, por exemplo) mostra que ganhou força nas últimas semanas. Talvez, cresça ainda mais caso a Academia perceba o quanto foi injusta com Ang Lee ao fazê-lo perder a estatueta principal do Oscar 2006, ao preterir o já clássico “O Segredo de Brockback Mountain” ao ótimo “Crash – No Limite”.

Mesmo com indicações nas principais categorias (Melhor Filme, Diretor, Ator, Atriz, Ator e Atriz Coadjuvante e Roteiro Adaptado), “O Lado Bom da Vida”, estrelado por Jennifer Lawrence, corre por fora. O motivo? Ser uma comédia (mesmo que dramática). Infelizmente, a Academia pouco parece amadurecida suficiente para premiar filmes mais simples. Além disso, o pouco peso nas categorias mais técnicas atrapalha ainda mais suas chances.

“Os Miseráveis”, “Argo”, “A Hora Mais Escura” e “Django Livre” são, sem dúvida, as grandes decepções. Se esperava muito mais dessas obras (principalmente das duas primeiras em número de indicações). As ausências de Tom Hooper, Ben Affleck, Kathryn Bigelow e Quentin Tarantino diminuem (para não falar que zeram) as chances dos três filmes na categoria principal.

Por outro lado, é inegável a surpresa que “Indomável Sonhadora” e “Amor” causaram nesta quinta-feira. O primeiro filme conseguiu uma indicação a jovem Quvenzhané Wallis, enquanto o segundo levou Haneke a ‘roubar’ a vaga dos favoritos citados no parágrafo anterior.

Pena mesmo foi ver “007 – Operação Skyfall” chegar tão perto da indicação de Melhor Filme. A impressão que tenho é a mesma sobre a ausência de “Cidade de Deus” no Oscar de 2003: faltou coragem para ousar. Outro que merecia mais era Wes Anderson e excelente “Moonrise Kingdom”. Como deixaram de fora o desing de produção do filme? Lamentável!

=================================================================================================

Vencedores das Indicações

Lincoln: com suas 12 indicações e a queda dos principais adversários, assume o posto de franco favorito para a disputa do Oscar 2013.

Michael Haneke: passou por cima de Tarantino, Hooper, Bigelow e Affleck, quatro nomes fortes de Hollywood, e conseguiu chegar a primeira indicação ao Oscar. Não tem a menor chance de vencer a estatueta, mas não será necessário. A maior vitória é que a entrada dele na lista dos cinco melhores vai fazer com que mais gente tenha vontade em conhecer as obras anteriores deste austríaco, um dos principais cineastas da atualidade.

Benh Zeitlin e Quvenzhané Wallis: uma das principais novidades da lista, a inclusão destes dois mostra o quanto “Indomável Sonhadora” conquistou os votantes. Zeitlin surpreendeu a todos em melhor diretor e Wallis entra na história como a atriz mais jovem a ser indicada pela Academia.

Robert De Niro: finalmente! Depois de tantas bombas (“As Duas Faces da Lei”, “Noite de Ano Novo”, “O Amigo Oculto”…), De Niro cria vergonha na cara, entrega uma boa atuação e bingo: indicado ao Oscar. Imagine se ele escolhesse melhor os papéis? PS: ele não era indicado desde 1992, quando atuou em “Cabo do Medo”.

Jacki Weaver: dos casos mais curiosos no cinema dos últimos anos. Fez o filme “Reino Animal” (2010) após ficar 35 anos sem atuar. Daquela vez, foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante. Agora, volta a ser nomeada.

Sally Field: favorita ao Oscar de Atriz Coadjuvante, Field não emplacava um bom filme havia décadas. Tantos fracassos a fizeram migrar para a televisão, onde se reencontrou com a série “Brothers & Sisters”. Uma possível vitória seria o ressurgimento dela para as telonas.

Chile: enquanto o Brasil perde tempo com suas comédias estilo-Agamenon, o Chile emplaca pela primeira vez uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Desde 1999, quando o Brasil disputou com “Central do Brasil” a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro, México (três vezes), Argentina (duas vezes) e Peru (uma vez) já conseguiram entrar na disputa.

Adele: com a bela música “Skyfall”, a cantora inglesa será uma das grandes atrações da noite. Depois de arrasar com o Grammy, alguém duvida que ela não fatura o Oscar?

Os Vingadores: a indicação para Melhores Efeitos Especiais era mais do esperada. Porém, ver o rival Batman fora é a principal vitória dos heróis da Marvel.

===================================================================================================

Derrotados das Indicações

Ben Affleck: a vida é dura para este astro de Hollywood. Quando ele pensa que será consagrado com indicações próprias para o Oscar e consolidar de uma vez a sua recuperação, apagando qualquer resquicio de “Gigli”, lá vem a Academia e dá uma pernada! Provavelmente, sairá de mãos vazias no dia 24 de fevereiro.

Os Miseráveis: oito indicações deveriam se um fato bom para qualquer filme. Porém, quando se olha o principal rival conseguir quatro mais chances de estatuetas que você e o seu diretor, até então nome certo, fora da disputa, o panorama muda e a decepção aparece.

Quentin Tarantino: cineasta adorado por cinéfilos do mundo inteiro, Tarantino está fora da categoria de Melhor Diretor. A sensação de que os votantes da Academia jamais o premiarão cresce cada vez mais, já que o diretor parece longe do estilo ‘quadrado’ dos votantes do Oscar.

Leonardo DiCaprio: se há um sujeito que deveria boicotar o Oscar, este se chama Leonardo DiCaprio. Dono de uma das carreiras mais sólidas do cinema de Hollywood na atualidade, o astro já teve ótimas atuações como em “A Ilha do Medo”, “Foi Apenas um Sonho”, “Os Infiltrados” e sequer foi indicado. Agora, quando era favorito para conseguir uma indicação de melhor ator coadjuvante por “Django Livre”, vê seu colega de cena Christopher Waltz lhe tirar a vaga. Que fase!

Jessica Chastain: a briga que prometia ser acirrada com Jennifer Lawrence esmoreceu um pouco. O pífio número de indicações conquistadas por “A Hora Mais Escura” faz com que a força da atriz diminua na disputa. Agora, ela vai precisar ter uma forte equipe de marketing para conseguir superar a jovem estrela de “O Lado Bom da Vida”.

Paul Thomas Anderson: viu “O Mestre” sair da lista de badalados do ano a decepção dos indicados. Muito provável que o tema polêmico (inspirado na Cientologia – religião seguida por astros como Tom Cruise e John Travolta – o filme mostra a criação de uma organização baseada na fé que se torna popular nos anos 50) tenha afastado os votantes da Academia.

Wes Anderson: merecia muito mais pelo belo “Moonrise Kingdom”. Cineasta autoral, Anderson traz o melhor de suas produções: personagens esquisitos em um universo próprio e com cores fortes, com um pé na realidade e no fantástico.

Intocáveis: se havia um consenso neste Oscar, é que “Amor” disputaria a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro com este filme, o mais popular da história do cinema francês. Pois, quando menos, se esperava: “Intocáveis” fora da lista. A maior de todas as surpresas das indicações.

Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge: é fato que o filme foi injustiçado nas categorias técnicas, especialmente, a de som. Mas a megalomania que Christopher Nolan transformou o último filme da saga de Bruce Wayne complicou a história desnecessariamente. Um filme inferior para uma ótima trilogia justifica a ausência no Oscar 2013 em categorias principais.

==================================================================================================

CONFIRA A LISTA COM TODOS OS INDICADOS AO OSCAR 2013

Melhor filme
Lincoln
Argo
Os Miseráveis
O Lado Bom da Vida
A Hora Mais Escura
As Aventuras de Pi
Django Livre
Amor
Indomável Sonhadora

Diretor
Steven Spielberg (Lincoln)
Michael Haneke (Amor)
Ang Lee (As Aventuras de Pi)
Benh Zeitlin (Indomável Sonhadora)
David O. Russell (O Lado Bom da Vida)

Ator
Daniel Day-Lewis (Lincoln)
Joaquin Phoenix (O Mestre)
Hugh Jackman (Os Miseráveis)
Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida)
Denzel Washington (O Voo)

Atriz
Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)
Jessica Chastain (A Hora Mais Escura)
Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora)
Naomi Watts (O Impossível)
Emmanuelle Riva (Amor)

Ator coadjuvante
Tommy Lee Jones (Lincoln)
Robert De Niro (O Lado Bom da Vida)
Alan Arkin (Argo)
Philip Seymour Hoffman (O Mestre)
Christoph Waltz (Django Livre)

Atriz coadjuvante
Anne Hathaway (Os Miseráveis)
Sally Field (Lincoln)
Helen Hunt (As Sessões)
Amy Adams (O Mestre)
Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida)

Roteiro adaptado
Lincoln
Argo
O Lado Bom da Vida
Indomável Sonhadora
As Aventuras de Pi

Roteiro original
A Hora Mais Escura
Django Livre
Moonrise Kingdom
Amor
O Voo

Animação
Valente
Detona Ralph
Frankenweenie
Piratas Pirados!
ParaNorman

Filme estrangeiro
Amor – Áustria
O Amante da Rainha – Dinamarca
No – Chile
War Witch – Canadá
Kon Tiki – Noruega

Melhor canção original
Before My Time – Chasing Ice
Pi’s Lullaby – As Aventuras de Pi
Suddenly –
Os Miseráveis
Everybody Needs a Best Friend – Ted
Skyfall – 007 – Operação Skyfall

Fotografia
Anna Karenina
Django Livre
As Aventuras de Pi
Lincoln
007 – Operação Skyfall

Figurino
Anna Karenina
Les Misérables
Lincoln
Espelho, Espelho Meu
Branca de Neve e o Caçador

Documentário
5 Broken Cameras
The Gatekeepers
How to Survive a Plague
The Invisible War
Searching for Sugar Man

Montagem
Argo
As Aventuras de Pi
Lincoln
O Lado Bom da Vida
A Hora Mais Escura

Maquiagem
Hitchcock
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis

Trilha sonora original
Anna Karenina
Argo
As Aventuras de Pi
Lincoln
007 – Operação Skyfall

Direção de arte
Anna Karenina
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Lincoln

Edição de som
Argo
Django Livre
As Aventuras de Pi
007 – Operação Skyfall
A Hora Mais Escura

Mixagem de som
Argo
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Lincoln
007 – Operação Skyfall

Efeitos visuais
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
As Aventuras de Pi
The Avengers – Os Vingadores
Prometheus
Branca de Neve e o Caçador

Documentário em curta-metragem
Inocente
Kings point
Mondays at Racine
Open heart
Redemption

Melhor curta-metragem
Asad
Buzkashi boys
Curfew
Death of a shadow (doos van een schaduw)
Henry

Curta-metragem de animação
Adam and dog
Fresh guacamole
Head over heels
Maggie Simpson in ‘The Longest Daycare
Paperman

===================================================================================================

MAIORES INDICADOS

Lincoln – 12 indicações

As Aventuras de Pi – 11 indicações

O Lado Bom da Vida – 8 indicações

Os Miseráveis – 8 indicações

Argo – 7 indicações

007 – Operação Skyfall – 5 indicações

Amor – 5 indicações

A Hora Mais Escura – 5 indicações

Django Livre – 5 indicações

Anna Karenina – 4 indicações

Indomável Sonhadora – 4 indicações

O Hobbit – 3 indicações

O Mestre – 3 indicações

Branca de Neve e o Caçador – 2 indicações

Moonrise Kingdom – 2 indicações

O Voo – 2 indicações

O Impossível – 1 indicação

As Sessões – 1 indicação

Chasing Ice – 1 indicação

Detona Ralph – 1 indicação

Espelho, Espelho Meu – 1 indicação

Frankwiennie – 1 indicação

Hitchcock – 1 indicação

Os Vingadores – 1 indicação

ParaNorman – 1 indicação

Piratas Pirados! – 1 indicação

Prometheus – 1 indicação

Ted – 1 indicação

Valente – 1 indicação