Hoje, a cantora/fábrica de memes Gretchen fará um show em Manaus, para a glória dos seus fãs e da internet. A despeito de seus hits, há quem a conheça hoje somente do universo dos reality shows e, mais especificamente, dos gifs que povoam as redes sociais (o Cine Set tem, inclusive, uma especialista nestes: Camila Henriques).

Gretchen começou, no entanto, no mundo da dança, eventualmente emplacando sucesso na música e hoje já tem até página no IMDB com suas participações cinematográficas. Aproveitando a ocasião, fizemos uma lista cheia de gingado para celebrar os artistas que saíram das pistas para o estrelato – dançando Conga ou não.


Neve Campbell

A eterna Sidney Prescott da série “Pânico” vem de um mundo bem específico da dança, o do balé, sendo dançarina residente da Escola Nacional de Balé do Canadá até os 15 anos. Ela, então, optou por fazer a transição para a Hollywood com “Jovens Bruxas” e “Garotas Selvagens” e, anos depois, capitaneou um projeto baseado em suas experiências na dança, “De Corpo e Alma”, dirigido pelo mestre Robert Altman. Hoje em dia, pode ser vista no sucesso “House of Cards”, da Netflix.


Mia Wasikowska

Outra egressa do balé, Mia Wasikowska parou de dançar mais cedo e, diferentemente de Neve, não por vontade própria: uma lesão aos 13 anos impediu de seguir na carreira. Mudando seu foco para atuação, ela conseguiu um papel em “Um Ato de Liberdade”, de Edward Zwick, e hoje alterna em produções mainstream como “Alice no País das Maravilhas” e filmes autorais como “Segredos de Sangue”.


Zoe Saldana

Zoe Saldana também fez da dança seu trampolim, treinando balé e danças contemporâneas na República Dominicana. Ao se mudar para Nova York, diante da impossibilidade de ser solista, migrou para o teatro e começou a se apresentar em musicais. Seu background com dança, no entanto, a ajudou a conseguir seu primeiro papel no cinema, em “Sob a Luz da Fama”, do diretor inglês Nicholas Hynter. De lá para cá, ela se tornou uma das protagonistas da série “Avatar”, de James Cameron, e está na franquia da Marvel como parte dos “Guardiões da Galáxia”.


Amy Adams

O Oscar dela ainda não saiu, a gente agracia Amy Adams como pode aqui no Cine Set e ela entra aqui na lista. Diferentemente de Neve e Mia, ela desenvolveu carreira em teatros comunitários e nos chamados “dinner theatres” americanos (restaurantes que exibem peças durante jantares). Ela passou quatro anos nesse circuito até conseguir um papel em “Lindas de Morrer”, que começaria efetivamente sua carreira no cinema. Hoje, o que falar dela? Já tem dois Globos de Ouro, sua própria estrela na Calçada da Fama e concorrer ao Oscar cinco vezes. Só falta levar.


Christopher Walken

O plot twist dessa lista! Antes de ser o guardador de relógios mais icônico do cinema (mais informações em “Pulp Fiction”), Walken treinou como dançarino no Estúdio de Dança de Washington, com pretensões de se envolver com teatro musical. Ele conseguiu um papel pequeno em “O Golpe de John Anderson”, de Sidney Lumet, e aos poucos sua carreira nos cinemas deslanchou, chegando a ser um dos protagonistas do laureado “O Franco Atirador”, de Michael Cimino. De lá para cá, fez filmes com Tim Burton (“Batman – O Retorno”), Steven Spielberg (“Prenda-me Se For Capaz”) e, o mais importante, não perdeu o molejo.


Penélope Cruz

Antes de ficar conhecida com os filmes de Pedro Almodóvar, Penélope Cruz estudou nove anos de balé no Conservatório Nacional da Espanha. Conforme seu interesse em filmes foi crescendo, ela migrou para teatro, estudando em Nova York. Sua carreira no cinema começou com um pontapé em “Jamón, Jamón” e se consolidou com atuações em “Carne Trêmula”, de Almodóvar, e “Preso na Escuridão”, de Alejandro Amenábar. Ela, inclusive, reprisou seu papel na refilmagem americana deste último, “Vanilla Sky”, de Cameron Crowe. Pode ser vista recentemente em “Zoolander 2” e interpretará a estilista Donatella Versace na próxima temporada da série “American Crime Story”.

Crítica: Magic Mike XXL, com Channing TatumChanning Tatum

Não precisa vir de balé ou teatro musical para achar um lugar na nossa lista. Channing Tatum, por exemplo, vem do hip-hop e de danças latinas. Antes de fazer os filmes “G.I. Joe”, o astro chegou a trabalhar como stripper e dançou no clipe “She Bangs”, do Ricky Martin. Tatum emplacou um hit com “Se Ela Dança, Eu Danço”, focado em danças contemporâneas e eventualmente usou suas experiências como stripper para desenvolver “Magic Mike”, de Steven Soderbergh. Participou da primeira sequência de “Se Ela Dança”, bem como da de “Magic Mike” e, em ambos, mexe os quadris até não mais poder. Além disso, já trabalhou com gente do naipe dos Wachowskis (“A Ascensão de Júpiter”), Quentin Tarantino (“Os Oito Odiados”) e irmãos Coen (“Ave, César!”).

Jennifer Lopez

Não tem como escapar de J-Lo aqui! A atriz começou como dançarina para artistas como New Kids on the Block e Janet Jackson, chegando a conseguir uma posição fixa no programa cômico In Living Color, dos irmãos Wayans. Nele, ela fazia parte das Fly Girls, uma trupe da dança que se apresentava junto com os convidados musicais do programa e ocasionalmente participavam como extras nos esquetes. Lutando por papeis nos anos 90, ela estrelou “Anaconda” (filmado em parte no Amazonas) e depois emendou produções que lhe deram crédito com os críticos: “Selena” e “Irresistível Paixão”. Em conjunto, iniciou uma carreira musical de sucesso (ela já lançou oito discos).


OBRIGADO DEUSA!