O premiado documentário amazonense “Parente” será exibido pelo Canal Brasil no próximo dia 29 de agosto, às 21h, na faixa Curta na Tela. A reexibição acontece no dia seguinte, às 7h. O curta-metragem dirigido por Aldemar Matias vai ficar disponível por dois anos para que a emissora exiba em sua grade de programação.

Rodado entre 2010 e 2011 nas aldeias de indígenas Ticunas de Belém do Solimões, em Tabatinga (AM), e Yanomamis, localizada em Pixanahabi, em Alto Alegre (RR), “Parente” acompanha os testes de HIV e sífilis nos moradores dessas regiões, além de mostrar a vulnerabilidade e desconhecimento que estas sociedades enfrentam no combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis. O projeto foi idealizado pela pesquisadora Adele Benzaken.

Aldemar Matias avalia a exibição de “Parente” no Canal Brasil como mais uma janela de exibição para o documentário. “A sensação é de fazer a obrigação. Porque um filme é feito pra ser visto. Deixar só pra um público de festival é muito restrito. Quanto mais abrangente a janela, mais valida o trabalho, né?”, afirma.

El Enemigo, de Aldemar Matias

El Enemigo – prêmios internacionais

A passagem de Aldemar Matias pela Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba (EICTV) rendeu frutos que estão sendo colhidos em 2015. Depois de vencer o prêmio do júri do DocumentaMadrid, o curta-metragem “El Enemigo” conquistou, em agosto, menção honrosa dos jurados do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e o Prêmio do Público no FilmCaravan, na Itália.

“O FilmCaravan tem um grande apelo popular. É literalmente uma caravana que sai pelo litoral da Itália, projetando os filmes em cinemas montados ao ar livre. Estilo Cinema Paradiso! Daí ganhar logo o Prêmio do Público, num evento com esse perfil… é melhor do que qualquer júri! Não interessa que eu seja brasileiro, que o filme seja cubano e o público italiano. As emoções são humanas e essa é a essência dos filmes. Por mais que a fumigação, por exemplo, seja algo totalmente alheio pra alguém que viva no litoral da Itália, a angústia da protagonista é a mesma angústia que todo mundo já sofreu em algum momento da vida. Tem que ser muito específico, muito ‘local’ com os conflitos de cada personagem para que o discurso seja universal”, disse Aldemar.

• LEIA TAMBÉM: Crítica: “El Enemigo” é muito mais do que a sinopse anuncia

A carreira de “El Enemigo” continua com o Trinidad y Tobago Film Festival, entre os dias 14 e 29 de agosto, e o Festival Biarrtiz, na França, dos dias 28 de agosto a 4 de setembro. O documentário mostra o trabalho da agente de saúde Mayelín Martinez no combate ao mosquito da dengue em Cuba e como funcionam as relações de poder entre governo, profissionais e população.

When I Get Home, de Aldemar Matias

When I Get Home – Kinoforum

Outro trabalho rodado por Aldemar Matias em Cuba, “When I Get Home” será lançado dentro do Kinoforum – 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Sessões acontecem neste domingo (23) às 21h30, no Cine Sesc; terça-feira (25) às 15h, no Museu de Imagem e Som; e na quinta-feira (27), no Centro Cultural São Paulo, às 17h.

Filme se passa no centro de Havana, onde Tomás e Luís construíram um lar do seu jeito – cartazes dos Beatles dividem o espaço com uma cadela e uma galinha. Depois de 28 anos juntos, o casal ainda vive sob o mesmo teto, mas não parece caber mais no mesmo quarto.