Muitos consideram “Crash: No Limite” um do piores filmes a ter ganhado o Oscar na história de toda a premiação. Agora, mais uma pessoa pensa o mesmo: Paul Haggis, o próprio diretor do filme! “Crash” recebeu a estatueta em 2006, ano em que competia com “Capote”,Boa Noite e Boa Sorte” e “O Segredo de Brokeback Mountain”.

Em uma entrevista ao site HitFlix, o diretor disse que 2006 foi um ótimo ano em termos de filmes concorrendo ao Oscar de melhor obra, e que “Crash” era um filme menor, comparado aos outros. “Aquele foi o melhor filme do ano? Eu não acho. Tiveram grandes filmes naquele ano. ‘Crash’, por algum motivo, tocou as pessoas. E você não pode julgar filmes assim. Fico feliz pelos Oscar que ganhei. São lindos. Mas você não deveria me perguntar que filme foi o melhor naquele ano porque eu não votaria em ‘Crash’, mas somente porque vi o valor artístico dos demais filmes”, confidenciou o diretor.

Haggis defende até hoje pontos positivos do filme, que na época foi acusado de reforçar estereótipos contra negros, latinos e minorias em geral. “Nos primeiros 30 minutos do filme, foco em mostrar estereótipos. O público se sente desconfortável, e continuo mostrando-os até que as pessoas se sintam menos culpadas. Assim que se sentem confortáveis, comecei lentamente a mudar sua visão sobre esses preconceitos. Ainda hoje, muitas pessoas me dizem que o filme mudou a vida delas.