A atriz espanhola Penélope Cruz receberá um prêmio de honra no César, considerado o Oscar do cinema francês, informou nesta segunda-feira (29) a Academia Francesa das Artes e Técnicas do Cinema. A cerimônia será no dia 2 de março, em Paris.

“Sublime e emotiva”, Penélope tem “essa capacidade de brilhar tanto nas produções internacionais como nos filmes mais íntimos, diante das câmeras de Ridley Scott, Bob Marshall, Keneth Branagh, Sergio Castellitto, Fernando Trueba e Asghar Farhadi”, com quem acaba de rodar “Todos los saben”, afirmou em um comunicado a entidade que organiza a premiação.

A Academia acrescentou que suas interpretações são “ao mesmo tempo precisas e incandescentes”.

O comunicado também diz que a atriz foi “musa de grandes cineastas” e destaca sua “brilhante beleza latina”. Para a instituição, ela foi “comovente” desde o seu primeiro papel de protagonista, aos 16 anos, em “Jámon, Jámon” (1992).

Penélope também já trabalhou com cineastas como Alejandro Amenábar, Pedro Almodóvar e Woody Allen em filmes como “Preso na escuridão” (1997) – que ganhou o remake americano “Vanilla sky”, também com a atriz -, “Volver” (2006) e “Vicky Cristina Barcelona” (2008).

da Agência EFE

Facebook Comments