Uma pesquisa divulgada hoje no The Guardian concluiu algo que muitos já perceberam pela experiência: chorar de emoção no cinema pode fazer as pessoas se sentirem melhor. O estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tilburg, na Holanda, convocou 60 pessoas para o experimento, exibindo filmes propensos a emocionar o público.

A pesquisa relata que a audiência se sentia um tanto melancólica de início, mas depois tendia a encontrar um ponto de equilíbrio psíquico, demonstrando a emoção com a trama do filme (na forma de lágrimas) cerca de 90 minutos depois. E quais os filmes exibidos para os participantes do experimento? Nada além dos dramas “A Vida é Bela“, no qual o protagonista judeu tenta proteger o filho dos horrores da Segunda Guerra Mundial, e “Sempre ao Seu Lado“, aquele filme em que o Richard Gere cria um laço emocionante com um cão fofo que encontra numa estação de trem.

“Após a deterioração inicial de humor durante o choro, leva algum tempo para o humor se recuperar, e não só se recuperar mas também para ser erguido acima dos níveis em que estava antes do evento emocional”, explica o líder do estudo Asmir Gracanin. O estudo pode ser conferido com mais detalhes no periódico científico Motivation and Emotion.