Mais de um terço das pessoas que vão ao cinema são maiores de 50 anos e podem se tornar um novo alvo para os produtores de Hollywood, segundo um estudo publicado por ocasião do Festival CinemaCon de Las Vegas.

Este estudo, realizado pela firma Movio para a Associação de Aposentados AARP americana, desmente a ideia de que os jovens frequentam mais as salas de cinema e que seus pais veem séries de tv.

“Os maiores de 50 anos podem também contribuir de maneira significativa para o sucesso dos filmes na bilheteria americana”, afirmou Heather Nawrocki, diretora da AARP encarregada dos filmes para adultos.

“O público de mais de 50 anos tem uma renda disponível, mais tempo para o lazer e é mais fiel acertos atores. Por isso é um grupo etário de grande valor”, explicou.

Os autores do estudo entrevistaram 500.000 americanos que vão cinema pelo menos uma vez por ano.

O estudo mostra que esse público contribuiu para salvar o gênero “thrillers maduros”, em que atuam atores mais velhos.

Este fenômeno pode ser explicado por fãs que envelheceram ao mesmo tempo que astros como Liam Neeson, Kevin Costner e Tom Cruise.

Um exemplo de filme é “Sully: o Herói do Rio Hudson” (2016), dirigido por Clint Eastwood, de 86 anos, com Tom Hanks, de 60 anos, atraiu um público composto em 75% de pessoas de mais de 50 anos.

da Agência France Press