Na era da internet e das redes sociais, os hábitos dos espectadores se modificaram. Mesmo assim, o ato de revelar segredos das tramas de filmes e seriados – o chamado spoiler, em inglês  – ainda é considerado uma grande falta de consideração nos meios virtuais e já levou a raivosas discussões.

Mas será que isso está mudando? Numa recente pesquisa conduzida pelo instituto Harris e encomendada pelo Netflix americano, as respostas sobre esse tópico foram um pouco surpreendentes. Segundo os dados apurados, 21% dos americanos considera normal revelar um spoiler assim que um novo filme ou série é exibido. 76% dos entrevistados se mostraram resignados e afirmaram que os spoilers “fazem parte da vida”. E 94% dos entrevistados disseram que um spoiler não os impediria de assistir alguma atração. 13% dos espectadores entrevistados até acham spoilers positivos, pois chamam a atenção para obras que eles poderiam não assistir.

Ao produzir atrações como os seriados “House of Cards” e “Orange is the New Black”, o Netflix vem se consolidando não apenas como um provedor de filmes on-line, mas também como produtor de conteúdo próprio. E ao adotar estratégias diferenciadas como disponibilizar de uma vez só uma temporada inteira de “House of Cards”, o Netflix vem contribuindo muito para essa mudança nos hábitos do publico. Porém, ainda é de bom tom colocar um aviso de spoilers no início de qualquer discussão on-line, não é?

Facebook Comments