O cinema nacional agora conta com mais um mecanismo público de incentivo. Lançado na segunda-feira, 27, o Prêmio Petrobras de Cinema irá investir um total de R$ 900 mil no apoio à distribuição dos filmes vencedores de três eventos patrocinados pela companhia: o Festival de Brasília, o Festival do Rio e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O contrato de lançamento comercial dos filmes em salas de cinema também será garantido pela iniciativa.

O montante investido em 2017 será distribuído em prêmios de R$ 200 e R$ 100 mil, de acordo com as categorias e critérios pré-estabelecidos (ver lista ao final do texto). Os prêmios de R$ 200 mil garantem a distribuição do filme em pelo menos 15 salas e cinco praças ao longo dos primeiros 90 dias de lançamento comercial. Já os prêmios de R$ 100 mil irão garantir a distribuição em pelo menos dez salas e três praças no mesmo período.

As inscrições dos projetos devem ser realizadas nos festivais, que são os responsáveis pelo regulamento, pelos processos de seleção e avaliação dos longas-metragens, bem como pela divulgação dos vencedores. Os contratos de patrocínio com a Petrobras têm contrapartidas de exposição de marca.

Prêmio Petrobras de Cinema – Detalhamento

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
R$ 200 mil para melhor filme de longa-metragem da Mostra Competitiva Nacional
R$ 100 mil para melhor filme de longa-metragem da Mostra Brasília

Festival do Rio
R$ 200 mil para melhor filme de ficção de longa-metragem da Premiére Brasil
R$ 100 mil para melhor filme de longa-metragem da Mostra Novos Rumos

Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
R$ 200 mil para melhor filme para longa-metragem de ficção brasileiro
R$ 100 mil para melhor filme para longa-metragem documentário brasileiro

do site Filme B