O consagrado Roger Deakins conquistou a quarta estatueta do ASC Awards, o prêmio máximo do Sindicato dos Diretores de Fotografia dos EUA. Neste ano, ele venceu pelo trabalho na ficção científica “Blade Runner 2049”. As informações são do site da Variety.

Ganhar o ASC Awards pode ajudar Deakins a vencer a primeira estatueta do Oscar. Nesta década, os ganhadores de ambas as disputas coincidiram quatro vezes: “A Origem”, “Gravidade”, “Birdman” e “O Regresso”. Porém, o diretor de fotografia de “Blade Runner 2049” já enfrentou o gostinho amargo de ganhar no sindicato e perder perante à Academia: aconteceu em 2013 com “007 – Operação Skyfall”, o qual fracassou no Oscar para “As Aventuras de Pi”.

Roger Deakins já foi indicado 14 vezes ao Oscar sem ganhar jamais, enquanto no ASC Awards ele se sagrou vencedor com “Um Sonho de Liberdade”, “O Homem que não Estava Lá” e “007 – Operação Skyfall”.

O ASC Awards ainda premiou a série britânica da Netflix, “The Crown”, como a melhor direção de fotografia para série de televisão. Já “Genius” levou entre as minisséries e o mestre Russell Carpenter (“Titanic”) recebeu um prêmio honorário pelo trabalho ao longo da carreira.