O diretor Miguel Gomes irá levar um clássico da literatura brasileira para as telas do cinemas. O próximo filme do português será a adaptação do clássico de Euclides da Cunha, “Os Sertões”. As informações são do blog Sem Legenda do repórter do jornal Folha de São Paulo, Guilherme Genestreti.

O plano do diretor é fazer uma adaptação no estilo do que fez em “As Mil e uma Noites”, ou seja, uma trilogia. Os filmes seriam divididos como na obra de Euclides da Cunha: A Terra, O Homem e A Luta. Para quem não conhece, Miguel Gomes comandou um das produções mais elogiados do cinema europeu dos últimos tempos, o drama “Tabu”.

‘Os sertões’ é um clássico brasileiro. Escrito por Euclides da Cunha como uma espécie de relatório sobre a Guerra de Canudos, a obra mistura literatura, história e relato jornalístico. Deste livro provém a máxima ‘o sertanejo é, antes de tudo, um forte’, que marcou época e influenciou e ainda influencia tantos escritores no país. Dividido em três partes – A terra, O homem e A luta, ‘Os sertões’ traça um panorama profundo e sensível acerca da realidade do sertanejo no início do século XX .