O longa-metragem “Praia do Futuro”, dirigido por Karim Aïnouz e com Wagner Moura como protagonista, abrirá a próxima edição do festival de cinema de temática gay “Queer Lisboa”.

A 19ª edição do evento, que foi apresentada nesta quarta-feira (2) na capital lusitana, exibirá 76 filmes de 34 países, que serão projetados no Cinema São Jorge, em Lisboa, de 18 a 26 de setembro.

O festival deste ano não focará em uma temática única, como ocorreu em outras edições, e oferecerá um cartaz mais heterogêneo que abrange os grandes problemas da atualidade, segundo explicou seu diretor artístico, João Ferreira.

“A tônica se aproxima mais a um conceito, uma ideia de que o cinema ‘queer’ saiu de sua caixa. Ou seja, oferece um olhar sobre os grandes problemas mundiais, desde crises financeiras a imigração, terrorismo e outros”, disse à Agência Efe.

O cinema brasileiro terá um papel de destaque ao abrir o evento com “Praia do Futuro”, em que Wagner Moura assume o papel de protagonista. O brasileiro interpreta Donato, um salva-vidas de Fortaleza que deixa para trás a mãe e o irmão para fazer uma nova vida em Berlim, após salvar o alemão Konrad.

A categoria de longas também conta com os brasileiros “Beira-Mar”, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon; “Batguano”, de Tavinho Teixeira; “Nova Dubai”, de Gustavo Vinagre; e “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira; entre outros.

Entre as novidades desta edição está a transformação da mostra Queer Art em uma seção competitiva, que se unirá às oficinas, homenagens e exibições de documentários que fazem parte da programação.

• LEIA TAMBÉM: 5 melhores (e o pior) filmes recentes com temática LGBT

da Agência EFE