Então é Natal… e pesquisadores encontram numa biblioteca norueguesa um filme perdido da Disney! “Empty socks” (ou “meias vazias”, em português) é um filme datado de 1927 que se acreditava perdido para sempre e que é considerado o primeiro com temática natalina produzido pelo estúdio norte-americano.

“Empty socks” é estrelado por Oswald, o coelho sortudo, personagem que figurava em filmes da Disney antes do ratinho Mickey.  Na animação, o coelho se fantasia de Papai Noel para celebrar o Natal com crianças órfãs e lhes levar presentes, bem ao estilo dos filmes do estúdio.

A localização de “Empty socks” trata-se de um importante achado para os estúdios Disney. Dele só se conhecia um pequeno trecho de 25 segundos, encontrado em 2008 e identificado apenas este ano. Hoje, o filme original está em posse do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

A cópia quase completa da animação, que originalmente tinha 5 minutos e meio, foi achada nos arquivos da biblioteca de Mo i Rana, na região do Círculo Polar Ártico. Ainda falta nela cerca de um minuto de sua duração original, mas ainda assim é o registro mais próximo já encontrado.

“Empty socks” foi exibido na Noruega em 1929, e sua preservação se deve, provavelmente, ao fato de ele ter ficado numa coleção particular antes de ser doado à biblioteza de Mo i Rana, onde permaneceu esquecido por vários anos. O filme vai ser exibido na Biblioteca Nacional, em Oslo (Noruega), nesta quarta-feira, dia 17.