Recentemente foi confirmada a produção de “Olhos Famintos 3”, o novo capítulo da franquia de terror iniciada pelo surpreendente sucesso independente de 2001 do diretor Victor Salva. A terceira parte já se encontra em pré-produção no Canadá, mas parece ter encontrado um grande obstáculo devido ao passado criminoso de Salva.

Nem todo mundo conhece essa história, por isso vale esclarecer: Salva foi condenado por pedofilia em 1988, por ter abusado sexualmente do astro do seu primeiro filme, “Palhaço Assassino” – na época o ator Nathan Forrest Winters tinha 12 anos. O cineasta também se declarou culpado de conduta imprópria e de solicitar pornografia infantil. Salva foi condenado a três anos de prisão e cumpriu 19 meses da pena. Ao sair, conseguiu retomar  a carreira no cinema, dirigindo produções de sucesso como “Energia Pura” (1995) e os dois “Olhos Famintos” em 2001 e 2003, respectivamente.

Segundo o site Deadline, a polêmica recente ocorreu quando o Sindicato de Atores da Colúmbia Britânica descobriu que a produção estava escalando atores na província canadense e mandou avisos às agências de talentos sobre o passado de Salva. O Sindicato até conseguiu que o site Breakdown Services, especializado em distribuir informações sobre casting, retirasse “Olhos Famintos 3” da sua divulgação. O aviso do Sindicato estipula claramente que “Um ator tem o direito de recusar um trabalho caso acredite que a natureza deste trabalho seja arriscada”.

A própria chamada da produção revelava que o filme estava à procura de uma atriz de 18 anos para um papel chamado Addison, descrita como “alguém que aos 13 anos, foi viver com a avó e teve de resistir às investidas do padrasto”, o que serviu para inflamar ainda mais a controvérsia.

Até o momento, ninguém da produção de “Olhos Famintos 3” fez qualquer comentário sobre o fato.