O produtor britânico Donald Ranvaud morreu, na última segunda-feira (5), aos 62 anos. Ele foi encontrado morto dentro de um quarto de hotel durante o Festival de Cinema de Montreal, no Canadá, onde era um dos jurados da competição. As informações são do site Hollywood Reporter.

O britânico foi produtor internacional de “Central do Brasil”, de Walter Salles, e “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, sendo um dos responsáveis pelas indicações ao Oscar de ambos os filmes. Outra produção oscarizada feita por ele foi “O Jardineiro Fiel”, também de Meirelles. Ranvaud também produziu outros sucessos do cinema nacional como “Lavoura Arcaica”, “O Xangô de Baker Street”, “Madame Satã” e o documentário “Babilonia 2000”.

Donald Ranvaud trabalhou também como jornalista e fundou a revista independente de cinema, ‘Framework’, em 1975. ‘Sight and Sound’, ‘The Guardian’, ‘La Repubblica’, ‘Cahiers du Cinema’ e ‘American Film’ foram outras publicações que divulgaram os textos dele. A causa da morte do produtor britânico não foi revelada.