Quatro longas-metragens, um média-metragem e seis curtas, da recente produção do cinema brasileiro, além de dois projetos audiovisuais, terão  presença em eventos internacionais, com a ajuda de um programa da Agência Nacional do Cinema (Ancine), que visa a promoção do cinema brasileiro no mercado externo e beneficia filmes selecionados para 90 festivais e 31 laboratórios e workshops internacionais.

Um desses filmes é o longa Prometo um Dia Deixar Essa Cidade, de Daniel Aragão, selecionado para a competição oficial do 17º Bafici – Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente, que começa hoje (15) na capital argentina. Do mesmo evento participa, com o auxílio do programa da Ancine, o média-metragem Nova Dubai, de Gustavo Vinagre. Os projetos Até Onde o Vento Alcança, de Aline Portugal e Julia de Simone, e Muito Romântico, de Gustavo Jahn e Melissa Dullius, foram selecionados para o laboratório Buenos Aires LAB, realizado no âmbito do festival.

Para o festival Visions du Réel, que tem início na sexta-feira (17) e vai até 25 de abril na cidade de Nyon, na Suíça, três filmes brasileiros que receberam apoio completo do programa estão representados. São eles os longas Seca, de Maria Augusta Ramos, na competição internacional, A Morte Diária, de Daniel Lentini, na seção Novo Visual, e o curta Dorsal, de Carlos Segundo e Cristiano Barbosa.

Ainda neste mês, mais dois eventos europeus receberão curtas-metragens brasileiros com o apoio da Ancine. No 12º Indie Lisboa, de 23 de abril a 3 de maio, na capital portuguesa, competem os filmes A Invenção da Noite, de Tomás von der Osten, e Quinze, de Maurilio Martins. Na Alemanha, o 61º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen, de 30 de abril a 5 de maio, conta com três filmes brasileiros: Vistas e Visões, de André Francioli da Conceição, Vertiéres I, II, III, de Louise Botkay, e Corda, de Pablo Lobato.

Ainda com o apoio do programa, o longa-metragem Campo de Jogo, de Eryk Rocha, disputa o prêmio Golden Gate no 58º Festival Internacional de Cinema de São Francisco, nos Estados Unidos, de 23 de abril a 7 de maio.

Intitulada Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais, a iniciativa conta com três categorias de auxílio. Duas delas englobam apoio financeiro, que varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil a cada representante do filme no evento internacional. As regras para a concessão do apoio estão disponíveis no site da Ancine.

da Agência Brasil