A mostra de filmes do Cine Set no Festival Amaazonas Jazz deste ano inicia no próximo sábado (29). 

As sessões gratuitas acontecerão na Casa das Artes, localizada no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Filme: Whiplash 

Data: 29 de fevereiro 

Direção: Damien Chazelle / Elenco: Miles Teller, J.K Simmons 

Horário: 19h

Sinopse: O solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (JK Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental. 

 

Filme: Poucas e Boas 

Data: 1 de Março

Direção: Woody Allen / Elenco: Sean Penn, Anthony LaPaglia, Samantha Morton 

Horário: 18h30

Sinopse: Nos anos 30, em Nova York, Emmet Ray (Sean Penn) era considerado um excelente guitarrista de jazz, sendo superado apenas pelo lendário Django Reinhardt (Michael Sprague). Curiosamente, nas poucas vezes que Emmet viu Django, desmaiou. Apesar de toda a sensibilidade para a música, Ray no início era um parasita, que por trás dos bastidores ganhava a vida como cafetão antes de obter fama. Ray passou a gastar seu dinheiro com roupas chamativas e carros grandes, que tentava usar para as suas conquistas, pois era mulherengo. Ele também tinha um estranho passatempo: atirar em ratos no depósito de lixo, mas quando Emmet conhece Hattie (Samantha Morton), uma mulher humilde e muda que lava roupa para viver, descobre que ela ama sua música e prontamente se apaixona por ela. No entanto, sua inabilidade de ser fiel, sua convicção arrogante de que um músico não deveria se casar e sua crença que ele é melhor que Hattie fazem a relação fracassar. Logo depois Ray se casa com Blanche Williams (Uma Thurman), uma bela e refinada mulher que é escritora. Mas ela também não está interessada em ser fiel e ele logo percebe com foi tolo em deixar Hattie.  

Filme: Bird 

Data: 2 de Março 

Direção: Clint Eastwood / Elenco: Forest Whitaker, Diane Verona, Michael Zelniker 

Horário: 18h30

Sinopse: Baseado na biografia do músico Charles “Bird” Parker, um dos mais famosos jazzman americanos. Sua arte e sua vida, cercada de drogas, álcool e amores. 

  

Filme: A Vida de Miles Davis 

Data: 3 de março 

Direção: Don Cheadle / Elenco: Don Cheadle, Ewan McGregor 

Horário: 19h

Sinopse: Em decadência consumido pelo vício em drogas e remédios, o lendário trompetista Miles Davis (Don Cheadle) sai de cena em 1974 para recuperar sua saúde. Determinado a publicar uma matéria exclusiva sobre o músico, o jornalista Dave Braden (Ewan McGregor) não respeita o seu isolamento e os dois iniciam uma inesperada aventura. 

 

Filme: Susie e os Baker Boys 

Data: 4 de março 

Direção: Steve Kloves / Elenco: Michelle Pfeiffer, Beau Bridges, Jeff Bridges 

Horário: 19h

Sinopse: Frank (Beau Bridges) e Jack (Jeff Bridges) são dois irmãos de Seattle que tocam piano juntos desde a infância. Seus shows em bares estão cada vez mais perdendo público e, com isso, eles cada vez menos são chamados para tocar. Na tentativa de reerguer o show, decidem contratar uma cantora para participar do número deles. Após testar sem sucesso 37 candidatas, a dupla acaba encontrando Susie Diamond (Michelle Pfeiffer), uma mulher sensual, desbocada e agressiva que acaba se envolvendo com Jack e cria atritos entre os irmãos. 

 

Filme: A História do Jazz – Eps. 1 e 2 

Sessão com Debate – maestro da Amazonas Jazz Band e Renildo Rodrigues, integrante do Cine Set (no máximo, 1h de duração) 

Data: 5 de Março 

Direção: Ken Burns 

Horário: 19h

Sinopse: Uma jornada musical iniciada no blues e no ragtime, passando pelo swing, bebop e o fusion, “A História do Jazz” relaciona a música com a vida do povo americano e com a história dos Estados Unidos nos últimos 120 anos. 

 

Filme: Bossa Nova 

Data: 6 de março 

Direção: Bruno Barreto / Elenco: Amy Irving, Antônio Fagundes, Alexandre Borges

Horário: 17h 

Sinopse: Mary Ann Simpson (Amy Irving) uma ex-aeromoça, americana e viúva, que mora no Rio de Janeiro desde que seu marido faleceu, trabalhando como professora num curso de inglês. Em seu trabalho ela lida com vários alunos, como o craque de futebol do Flamengo e da Seleção Brasileira Acácio (Alexandre Borges) e o advogado Pedro Paulo (Antônio Fagundes), ambos apaixonados por ela. Começa então uma ciranda amorosa entre os personagens, agitada por diversos equívocos culturais e linguísticos. 

 

Filme: Chicago 

Data: 6 de março 

Direção: Rob Marshall / Elenco: Renée Zellweger, Richard Gere, Catherine Zeta Jones 

Horário: 19h

Sinopse: Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones) é uma famosa dançarina que é também a principal atração da boate onde trabalha. Após matar seu marido, Velma entra em uma seleta lista de assassinas de Chicago, a qual é controlada por Billy Flynn (Richard Gere), um advogado que busca sempre se aproveitar ao máximo da situação. Ao contrário do se esperava, o assassinato faz com que a fama de Velma cresça ainda mais, tornando-a uma verdadeira celebridade do showbizz. Enquanto isso a aspirante a cantora Roxie Hart (Renée Zellweger) sonha com um mundo de glamour e fama, até que mata seu namorado após uma briga. Billy fica sabendo do crime e decide adiar ao máximo o julgamento de Velma, de forma a poder explorar os dois assassinatos ao máximo nos jornais. Assim como ocorreu com Velma, Roxie também se torna uma estrela por causa de seu crime cometido, iniciando uma disputa entre as duas pelo posto de maior celebridade do meio artístico. 

Filme: Cotton Club 

Data: 8 de março 

Direção: Francis Ford Coppola / Elenco: Richard Gere, Diane Lane, James Remar 

Horário: 18h

Sinopse: Harlem, Nova York, 1928. Dixie Dwyer (Richard Gere), um músico, salva a vida de Arthur “Dutch Schultz” Flegenheimer (James Remar), um gângster, quando este foi vítima de um atentado. Imediatamente Dutch coloca Dixie trabalhando para ele, que então passa a circular no Cotton Club, uma elegante casa noturna na qual artista negros se apresentam para um público formado exclusivamente por brancos. Desta maneira Dwyer conhece Vera Cicero (Diane Lane), a jovem amante de Dutch, e os dois logo se apaixonam. Entretanto, para permanecerem vivos mantêm esta relação em segredo. Paralelamente um outro caso de amor acontece no Cotton Club, quando Sandman Williams (Gregory Hines), um exímio sapateador negro que sonha em trabalhar na famosa casa noturna, se apaixona por Ula Rose Oliver (Lonete McKee), uma mestiça que se faz passar por branca e já trabalha no Cotton Club. É uma época em que os gângsters irlandeses e judeus lutam contra os italianos, sendo que diversas brigas deles foram públicas e tiveram o Cotton Club como cenário. Dixie Dwyer não suporta a situação que vive, mas a sorte lhe sorri quando o convidam para fazer um teste para o cinema. Apoiado por Owney Madden (Bob Hoskins), o dono do Cotton Club, e de seu sócio Frenchy Demange (Fred Gwynne), o músico consegue o principal papel de “Mob Boss”, para desagrado de Dutch. Vera por sua vez se torna dona do Vera’s Club, que lhe foi dada por Dutch e se ela tem o que sonhou em contrapartida não é livre. 

 

Filme: What Happened, Miss Simone? 

Data: 9 de março 

Direção: Liz Garbus 

Horário: 19h

Sinopse: A vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone (1933-2003). Usando gravações inéditas, imagens raras, diários, cartas e entrevistas com pessoas próximas a ela, o documentário faz um retrato de uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos. 

 

Filme: O Cantor de Jazz 

Data: 10 de março 

Direção: Alan Crosland / Elenco: Al Jolson, Warner Oland, May McAvoy  

Horário: 19h

Sinopse: Jakie Rabinowitz (Al Jolson) nasceu em uma tradicional família judaica. Os homens da casa têm o costume de cantar nas sinagogas há cinco gerações e esse o destino que o pai de Jakie separou para ele. Porém, o jovem gosta de cantar jazz e por isso foge de casa. À medida que começa a fazer sucesso no cenário musical, Jackie passa a viver um conflito entre suas ambições e sua herança cultural familiar. 

Filme: Música e Lágrimas 

Data: 11 de março 

Direção: Anthony Mann / Elenco: James Stewart, June Allyson  

Horário: 19h

Sinopse: O famoso artista Glenn Miller (James Stewart) começa cedo a escrever sua história. Nos anos 30, ele entra nos negócios musicais e enfrenta algumas dificuldades iniciais como o fracasso de sua primeira banda de estrada. No entanto, ele não desiste e mais tarde casa-se com Helen Burger (June Allyson), que o acompanhará na sua trilha para o sucesso. 

Filme: A História do Jazz – Eps. 3 e 4

Sessão com Debate – maestro da Amazonas Jazz Band e Renildo Rodrigues, integrante do Cine Set (no máximo, 1h de duração) 

Data: 12 de março 

Direção: Ken Burns 

Horário: 19h

Sinopse: Uma jornada musical iniciada no blues e no ragtime, passando pelo swing, bebop e o fusion, “A História do Jazz” relaciona a música com a vida do povo americano e com a história dos Estados Unidos nos últimos 120 anos. 

 

Filme: New York, New York 

Data: 13 de março 

Direção: Martin Scorsese / Elenco: Liza Minelli, Robert De Niro 

Horário: 18h30

Sinopse: No mesmo dia em que termina a 2ª Guerra Mundial o músico Jimmy (Robert De Niro) encontra a cantora Francine (Liza Minelli). Eles iniciam um romance e uma parceria artística, que vive momentos turbulentos enquanto eles buscam o sucesso.   

Filme: Kansas City 

Data: 15 de março 

Direção: Robert Altman / Elenco: Dermot Mulroney, Jennifer Jason Leigh

Horário: 18h 

Sinopse: Kansas City, 1934, véspera das eleições, na qual a enorme máquina eleitoral do Partido Democrata está em atividade. Paralelamente um branco, Johnny O’Hara (Dermot Mulroney), um ladrão pé-de-chinelo, se disfarça de negro para cometer um roubo, mas logo é identificado e capturado pela quadrilha de Seldom Seen (Harry Belafonte), um chefão do crime. Temendo pela vida do marido Blondie (Jennifer Jason Leigh), a esposa de Johnny, arquiteta um plano ousado, pois ela seqüestra Carolyn (Miranda Richardson), a esposa de um influente político local, Henry Stilton (Michael Murphy), pois espera que ele use seu prestígio para libertar seu marido e ela, em troca, libertaria Carolyn. Se ele não concordar com suas exigências ela matará sua esposa. Infelizmente ela tem dificuldade em localizá-lo, pois Stilton é conselheiro do presidente e está viajando de trem para se encontrar com ele, colocando em risco os planos de Blondie. Ela não desiste e consegue se comunicar com ele fingindo ser Carolyn, mas tudo ainda se mostra complicado e nada poderá ser feito antes do fim das eleições, pois para os grandes interesses a vida de Carolyn é menos importante que o resultado das urnas. Porém o tempo corre e Seldom está decidindo o futuro de O’Hara. 

 

Filme: Mais e Melhores Blues 

Data: 16 de março 

Direção: Spike Lee / Elenco: Denzel Washington, Wesley Snipes 

Horário: 19h

Sinopse: Bleek Gilliam (Denzel Washington) sonhava desde criança em ser músico, mas sua mãe insistia para que ele não largasse os estudos. Já adulto, ele torna-se um trompetista de sucesso e forma a sua própria banda de jazz. No entanto, sua rivalidade no palco com Shadow Henderson (Wesley Snipes) e seus problemas com mulheres levam Bleek a conhecer o fracasso. 

 

Filme: Por Volta da Meia-Noite 

Data: 17 de março 

Direção: Bertrand Tavernier / Elenco: Christine Pascal, Dexter Gordon, François Cluzet 

Horário: 19h

Sinopse: O filme conta a história de um jovem francês fanático por jazz que, quando um velho e decadente músico americano passa uma temporada em Paris, aproxima-se dele e acaba oferecendo-lhe ajuda. O músico Dexter Gordon interpreta o jazzista solitário e alcoólatra. Por sua vez, a trajetória desse personagem foi baseada em fatos reais da vida do pianista Bud Powell e do saxofonista Lester Young. 

Filme: Bessie 

Data: 18 de março 

Direção: Dee Rees / Elenco: Queen Latifah, Mo´nique, Oliver Platt 

Horário: 19h

Sinopse: Uma cinebiografia da “Imperatriz dos Blues”, Bessie Smith. O caminho que a levou de uma infância simples no Tennessee ao estrelato como uma das principais divas da música norte-americana. 

 

Filme: A História do Jazz – Eps. 5 e 6 

Sessão com Debate – maestro da Amazonas Jazz Band e Renildo Rodrigues, integrante do Cine Set (no máximo, 1h de duração) 

Data: 19 de março 

Direção: Ken Burns 

Horário: 19h

Sinopse: Uma jornada musical iniciada no blues e no ragtime, passando pelo swing, bebop e o fusion, “A História do Jazz” relaciona a música com a vida do povo americano e com a história dos Estados Unidos nos últimos 120 anos. 

Filme: Chet Baker – A Lenda do Jazz

Dia: 20 de Março

Direção: Robert Bedreau

Elenco: Ethan Hawke, Carmen Ejogo

Horário: 17h

Sinopse: Anos 1960. Quando o astro de jazz Chet Baker estrela um filme sobre si mesmo, ele logo se apaixona por sua colega de trabalho, a atriz Jane (Carmen Ejogo). Entretanto, fatos do passado atormentam Chet ao ponto da produção ser interrompida fazendo com que até mesmo sua carreira musical seja posta em risco.

 

Filme: Chasing Trane 

Data: 20 de março 

Horário: 19h

Sinopse: A vida e a carreira de um dos nomes mais importantes da música. O saxofonista, compositor e inovador John Coltrane expandiu as fronteiras do jazz ao incorporar a este estilo musical elementos tradicionais de outros estilos.  

 

Filme: La La Land 

Data: 22 de março 

Direção: Damien Chazelle / Elenco: Emma Stone, Ryan Gosling 

Horário: 18h

Sinopse: Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso. 

 

Filme: Manhattan 

Data: 23 de março 

Direção: Woody Allen / Elenco: Woody Allen, Diane Keaton, Michael Murphy

Horário: 19h 

Sinopse: Um escritor de meia-idade divorciado (Woody Allen) se sente em uma situação constrangedora quando sua ex-mulher decide viver com uma amiga e publicar um livro, no qual revela assuntos muito particulares do relacionamento deles. Neste período ele está apaixonado por uma jovem de 17 anos (Mariel Hemingway), que corresponde a este amor. No entanto, ele sente-se atraído por uma pessoa mais madura, a amante do seu melhor amigo, que é casado. 

 

Filme: O Homem do Braço de Ouro 

Data: 24 de março 

Direção: Otto Preminger / Elenco: Frank Sinatra, Kim Novak, Eleanor Parker

Horário: 19h 

Sinopse: Em Chicago um excelente carteador, Frankie Machine (Frank Sinatra), tem dois problemas: Zosch (Eleanor Parker), sua esposa inválida por quem se sente responsável, e principalmente sua dependência das drogas, que tenta mas não consegue se liberta. Em contrapartida tem a seu favor um forte envolvimento com Molly (Kim Novak), uma mulher que o ama de verdade e o apóia sempre que possível.  

Filme: O Grande Gatsby 

Data: 25 de março 

Direção: Baz Lurhman / Elenco: Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire, Carey Mulligan 

Horário: 19h

Sinopse: Nick Carraway (Tobey Maguire) tinha um grande fascínio por seu vizinho, o misterioso Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). Após ser convidado pelo milionário para uma festa incrível, o relacionamento de ambos torna-se uma forte amizade. Quando Nick descobre que seu amigo tem uma antiga paixão por sua prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan), ele resolve reaproximar os dois, esquecendo o fato dela ser casada com seu velho amigo dos tempos de faculdade, o também endinheirado Tom Buchanan (Joel Edgerton). Agora, o conflito está armado e as consequências serão trágicas. 

 

Filme: A História do Jazz – Eps. 7 e 8 

Sessão com Debate – maestro da Amazonas Jazz Band e Renildo Rodrigues, integrante do Cine Set (no máximo, 1h de duração) 

Data: 26 de março 

Direção: Ken Burns 

Sinopse: Uma jornada musical iniciada no blues e no ragtime, passando pelo swing, bebop e o fusion, “A História do Jazz” relaciona a música com a vida do povo americano e com a história dos Estados Unidos nos últimos 120 anos. 

Filme: Poucas e Boas

Direção: Woody Allen

Elenco: Sean Penn, Anthony LaPaglia, Samantha Morton

Horário: 17h

Filme: Chico & Rita 

Data: 27 de março 

Direção: Fernando Trueba, Javier Mariscal / Elenco: Eman Xor Oña, Limara Meneses 

Horário: 19h

Sinopse: Havana, Cuba, 1848. Chico (Eman Xor Oña) é um jovem pianista que tem grandes sonhos. Rita (Limara Meneses) é uma bela cantora com uma grande voz. Eles se conhecem em uma apresentação dela e logo se encantam um pelo outro. Após uma noite de amor, Rita é surpreendida pela presença de Juana, uma das namoradas de Chico. A situação faz com que eles se afastem, o que apenas é contornado quando Ramon (Mario Guerra), amigo dele, conversa com Rita e a chama para participar com Chico de um campeonato na rádio local. O trabalho faz com que eles se reaproximem, até que o sucesso dela faz com que Chico tenha uma crise de ciúmes. 

 

Filme: A História do Jazz – Eps. 11 e 12 

Data: 29 de março 

Direção: Ken Burns 

Sinopse: Uma jornada musical iniciada no blues e no ragtime, passando pelo swing, bebop e o fusion, “A História do Jazz” relaciona a música com a vida do povo americano e com a história dos Estados Unidos nos últimos 120 anos. 

‘O Caminho de Volta’: Ben Affleck se destaca em filme médio

Ben Affleck é um caso interessante. Seu início de carreira como ator em filmes como Procura-se Amy (1997), Armageddon (1998), Dogma (1999) o indicavam como um rosto bonito eficiente – sem ofensa – para estrelar blockbusters sem muito a dizer, mas com enorme alcance de...

‘Wendy’: no limbo da indecisão entre o infantil e o adulto

Quando falamos de diferentes produções sobre uma história no cinema sempre buscamos uma versão definitiva, a mais completa ou melhor idealizada. Assim, um personagem tão famoso como Peter Pan logo ganhou destaque em diferentes filmes e, desta vez, o...

‘Capone’: a esquisitice brilhante de Tom Hardy vale o filme

Alguma coisa está acontecendo com Tom Hardy. Sempre foi um bom ator – daqueles discípulos do método Stanislavski, se imerge no personagem e não sai dele – e especializado em tipos intensos, às vezes atormentados, às vezes até vilanescos. Mas aí em 2018 o cara fez o...

‘Emma’: adaptação irritante com Anya Taylor-Joy robótica

Jane Austen construiu um dos romances mais reais, plausíveis e icônicos de todos os tempos. Afinal de contas, quem não admira a história de amor de “Orgulho e Preconceito”? É de sua autoria também, no entanto, uma das protagonistas mais fúteis e egoístas da...

‘Ilha da Fantasia’: candidato a episódio dos piores de ‘Lost’

“O avião! O avião!”. Essa fala e o anão Tattoo são os elementos mais lembrados do seriado da TV Ilha da Fantasia dos anos 1970. Esses elementos são suficientes para garantir a produção de uma nova versão, destinada ao grande público de cinema de hoje? Bem, alguém...

‘Sete Dias Sem Fim’: filme certo para relaxar na quarentena

 Sete Dias Sem Fim é o típico filme que você passa diversas vezes por ele no catálogo da Netflix, lê a sinopse sem dá qualquer bola para ela e decide escolher outra produção para ver no final das contas. É verdade que o resumo disponibilizado pela plataforma não ajuda...

‘Never Rarely Sometimes Always’: sororidade na angústia do aborto

Particularmente assistir produções que tenham como temáticas ou subtextos o aborto é emocionalmente desgastante. Mesmo quando elas têm um tom mais leve como “Aprendendo com a Vovó”, por exemplo, a carga emocional e unilateral que esse tipo de jornada narra me deixam...

‘A Assistente’: o retrato dos abusos na indústria do cinema

Como todo grande acontecimento no mundo hollywoodiano, o movimento #MeToo não demorou muito para se tornar uma fonte de inspiração para muitas produções no cinema. Seguindo essa proposta, a diretora e roteirista Kitty Green (‘Quem é JonBenet?’) apresenta ‘A...

‘Devorar’: senhoras e senhores, conheçam Haley Bennet

O título nacional do filme Devorar é impreciso e sensacionalista, como muitas vezes acontece. O original em inglês é “Swallow”, que significa literalmente “engolir”, e esse é o drama na vida na protagonista da história. É um filme que combina um olhar sobre um...

‘Os Miseráveis’: reacionário, inconsequente ou apenas ingênuo?

Dos 23 jogadores convocados pela seleção da França para a Copa do Mundo de 2018, 19 poderiam atuar por outras seleções que não a francesa. Apenas quatro não eram nascidos em outro país, ou não tinham os pais e/ou familiares de outro lugar – majoritariamente de algum...