Em tempos de séries de TV cada vez mais cinematográficas (e filmes cada vez mais parecidos com séries de TV), não é difícil vermos personagens na telinha que mereceriam um filme só deles, seja pelo seu destaque na série, pela atuação de seu intérprete ou pelo caráter curioso de seu background. Pensando nisso, o Cine SET escolheu 10 personagens que provavelmente se sairiam muito bem nas telas de cinema. Só tome cuidado na leitura, pois pode topar com alguns spoilers, caso não acompanhe as séries mencionadas ou se começou a assisti-las a pouco tempo!

10. Pistoleiros solitários (Bruce Harwood, Tom Braidwood e Tom Braidwood) – Arquivo X

Os agentes do FBI Mulder e Scully eram os personagens principais de Arquivo X, mas todo bom fã da série também se lembra dos Pistoleiros Solitários. O trio, formado por Richard Langly, Melvin Frohike and John Fitzgerald Byers, era uma das fontes confiáveis de informações não oficiais sobre toda sorte de atividade paranormal, conspirações do governo e aparições de óvnis para os agentes, e se tornou tão popular que ganhou sua própria série. Por serem tão cool, e pelo fato de a série “Pistoleiros Solitários” ter durado tão pouco, mereciam um filme bem legal, talvez dirigido por J.J. Abrams, que sabe popularizar nerdices.

9. Creed Bratton (Creed Bratton) – The Office

Creed Bratton mal aparecia em “The Office”, mas se tornou muito querido pelos fãs da série, tanto quando os personagens principais. A razão disso é que toda vez que o víamos, ele fazia algo nonsense e/ou hilário. Pouco se sabia sobre sua vida, apenas que Creed não era o seu nome verdadeiro, e que ele possuía um lado negro. Até o final da série, descobrimos que ele já tinha sido membro de uma banda de rock nos anos sessenta, viciado em drogas, sem-teto, cleptomaníaco, traficante de carnes ilegais, presidiário e que tinha fingido a própria morte antes de chegar na empresa Dundler Miffin, onde se passa a série. Scorsese poderia dirigir um filme sobre Creed!

8. Ron Swanson (Nick Offerman) – Parks and Recreation

Em “Parks and Recreation”, Ron é o chefe mais apático já visto na televisão. Durão e de poucas palavras, ele ironicamente despreza o seu trabalho e se considera um libertário, trabalhando sempre no sentido de aumentar a ineficiência da máquina política. Ron seria um ótimo ponto de partida para uma comédia sarcástica sobre o serviço público, e o fato de ter uma relação tempestuosa (e põe tempestuosa nisso!) com suas duas ex-mulheres, ambas chamadas Tammy, seria apenas um plus para criar mais situações cômicas e absurdas.

7. Jacob (Mark Pellegrino) – Lost

Jacob foi um dos maiores mistérios de “Lost” até bem perto do final da série. Seu nome inspirava medo e curiosidade, pois era ele que sabia todas as repostas para explicar o que diabos era aquela ilha. No decorrer de “Lost”, descobrimos coisas bizarras como o fato de ele não envelhecer, ter uma relação conflituosa com seu irmão e inimigo, a quem tentava convencer de que havia bondade nos seres humanos, além de continuar aparecendo para as pessoas mesmo depois de morto. Porém, ainda há muitas perguntas sem resposta sobre esse personagem tão singular. Talvez um filme a la “Cloud Atlas”, dos irmãos Wachowski, pudesse trazer as respostas.

6. Karen Arnold (Olivia D’Abo) – Anos Incríveis

Em “Anos Incríveis”, acompanhamos a vida de Kevin Arnold, garoto do subúrbio que cresce nos tumultuados anos 1960. Sua irmã mais velha, Karen, era teimosa, super hippie e estava sempre em conflito com o pai conversador. Antes de se formar na faculdade e encontrar o amor com Michael (que foi interpretado por David Schwimmer, o Ross de “Friends”), ela aprontou muito, e por isso seria uma ótima protagonista de filme sobre “uma jovem em busca de sua própria identidade” ou algo do tipo. Karen até lembra um pouco a personagem Jenny, de “Forrest Gump”, então Robert Zemeckis fica como sugestão de diretor para o seu filme.

5. Abed e Troy (Danny Pudi e Donald Glover) – Community

Abed e Troy, a dupla inseparável da série “Community”, sintetizam tudo de bom na comédia norte-americana: suas piadas são recheadas de referências à cultura pop, com pitadas de cultura nerd, além de equilibrar um humor mais físico com um sarcasmo inteligente, mas sem se esquecer de momentos de puro nonsense. Na série, eles eventualmente protagonizam suas próprias aventuras sem a presença obrigatória dos outros personagens principais, e com certeza a dupla teria fôlego para um filme só deles. A chance de agradarem ao público nas telonas é grande. Jim Rash (vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por “Os descendentes”) já escreve e atua em Community, então ninguém melhor para dirigir o filme da dupla.

4. Micheletto Corella (Sean Harris) – The Borgias

Micheletto tem cara de mal e é tão mal quanto a cara dá a entender! Ele segue sem pestanejar as ordens de seu chefe, ninguém menos que o cruel filho do papa Alexandre VI, Cesare Borgia, e não sente remorso algum em torturar e matar pessoas. Mas quem acompanha a série sabe que Micheletto tinha um coração e precisava ocultar seus sentimentos por ser homossexual numa época em que esse era um pecado que poderia lhe custar a vida. Por ter facetas tão conflitantes, ele seria um personagem perfeito para Gaspar Noé (“Irreversível”, “Enter the void”) dirigir seu primeiro filme de época!

3. George e Lucille Bluth (Jeffrey Tambor/Seth Rogen e Jessica Walter/Kristen Wiig) – Arrested Development

Quem já assistiu a nova temporada de “Arrested Development” pelo Netflix pôde conferir os flashbacks do casal Bluth quando jovens e ver que não é de hoje que George e Lucille Bluth são trambiqueiros. O início das pilantragens do casal com a criação da empresa da família Bluth daria um ótimo filme de comédia, além de ser praticamente um manual de como NÃO educar crianças, já que seus filhos Gob, Michael, Lindsay e Buster são todos adultos sequelados na série. Como Ron Howard participou da última temporada de “Arrested Development”, não seria nada mal aproveitar seu faro para comédia e chamá-lo para dirigir o filme.

2. Comandante Bill Adama (Edward James Olmos) – Battlestar Galactica

Em Battlestar Galactica, o Comandante Bill Adama liderava uma espaçonave com os últimos sobreviventes da raça humana através do espaço. Ele enfrentava perigos diversos como a falta de suprimentos e os temidos inimigos Cylons, o que por si só já trazia complexidade à trama de ficção científica. Porém, sua juventude como um bravo e habilidoso piloto durante a primeira Guerra Colonial contra os cylons, adicionado ao amor incondicional pela esposa Caroline, tem um forte apelo hollywoodiano. Steven Spielberg dirigiria fácil esse filme, e seria muito melhor que a série spinoff “Caprica”.

1. Família Lannister – Game of Thrones

“Game of Thrones” é a série mais popular na atualidade, e grande parte dessa popularidade está no fato de que amamos odiar cada vitória dos membros da família Lannister. Um filme sobre a juventude dos irmãos Tyrion, Jaime e Cersei e seu aprendizado sobre os jogos de poder daria um bom drama de intrigas. Em “ligações perigosas”, Stephen Frears soube trabalhar um tema semelhante com maestria, sem esquecer também de destacar toda a sexualidade presente na trama. Adicionando uma boa dose de violência, seria uma atmosfera bem interessante para o filme dos Lannisters. Só não vale se apegar muito aos personagens, porque sabe-se lá quando algum deles vai morrer! E você, que personagens de séries gostaria de ver no cinema?