O Cine Set se tornou um site próprio no dia 15 de setembro de 2015, após 2,5 anos como blog do Portal D24AM, pertencente ao Diário do Amazonas. A nossa trajetória, entretanto, começou muito antes.

No dia 28 de dezembro de 2007, o programa de televisão Set Ufam estreava na TV Universitária do Amazonas. Durante três anos, a atração trouxe o que acontecia no cinema mundial, brasileiro e amazonense reunindo, em toda trajetória, mais de 40 estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas. Muita gente boa e talentosa saiu do Set Ufam para ganhar espaço nas afiliadas das principais redes de televisão e sites/jornais do estado. A televisão, porém, ficou pequena para discutir esse assunto tão apaixonante como o cinema e criamos um blog em que publicamos nossas primeiras críticas e reportagens sobre a sétima arte.

Com uma equipe mais enxuta, o Set Ufam se tornou Cine Set no Portal D24AM em 2012. Atingimos números respeitáveis (mais de 500 mil acessos nestes últimos 2,5 anos) e criamos um nome dentro da jornalismo cultural do Amazonas, sendo referência na análise de filmes no estado. Você pode encontrar todos os textos já publicados no Cine Set e mais alguns feitos na época de Set Ufam. Isso inclui a participação de materiais de antigos colaboradores como os queridos César Nogueira, Diego Bauer, Emanuelle Canavarro e Jéssica Santos.

Em 2014, o Cine Set ganhou um site próprio e uma capacidade ainda maior de produzir conteúdo e se expandir mais. Sejam bem-vindos e navegue pelo Cine Set à vontade!

Conheça a equipe do Cine Set:

Caio Pimenta: Editor-chefe do Cine Set. Exerce o cargo de diretor de programas na TV Ufam. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas e especialista em Jornalismo Cultural pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.

Camila Henriques: Formada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Norte. É repórter do portal G1 Amazonas e já participou do blog de cultura pop Pelamordi. No tempo livre, embarca nos universos cheios de possibilidades de Woody Allen, Stanley Kubrick, Billy Wilder, Martin Scorsese, Pedro Almodovar e tantos outros.

Danilo Areosa: Psicólogo nas horas formais e cinéfilo compulsivo nas informais. É amante, colecionador e apreciador tanto do Cinema de Arte quanto dos Filmes B e de Horror. Ama Martin Scorsese, François Truffaut, Michael Mann e Alfred Hitchcock da mesma maneira que idolatra “Outsiders” como John Carpenter, George Romero, Dario Argento e Lucio Fulci. Afinal, como dito pelo genial Orson Welles: O Cinema não tem fronteiras, nem limites. É fluxo constante de sonhos.

Diego Bauer: Ator, diretor, crítico de cinema do Cine SET e jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Na classe teatral manauense desde 2009, Bauer atuou nas peças Ainda Ontem, Dorothy Garland e A Casa de Inverno, todas participantes do Festival de Teatro da Amazônia, sendo indicado a melhor ator coadjuvante pela primeira, e ainda no curta-metragem “A Segunda Balada”, participante do 9° Amazonas Film Festival. Em 2014 dirigiu o videoclipe “Carnaval Não É O Ano Inteiro”, da cantora Kely Guimarães, e o curta-metragem “O Que Não Te Disse”. Lançou em 2016 o curta “O Tempo Passa”. Atualmente, integra o núcleo de audiovisual e é coordenador do setor de comunicações da Artrupe Produções.

Gabriel Oliveira: Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas. Escrevia sobre cinema como bolsista do Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social (PETCOM/Ufam). Participou da pesquisa “Amazônia Audiovisual – Representatividades Contemporâneas”, do Núcleo de Antropologia Visual (NAVI/Ufam). É mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Ufam.

Ivanildo Pereira: Formado em Ciências Biológicas e Jornalismo pela Faculdade Martha Falcão. Escreve sobre cinema desde 2010, após ter feito o curso Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, do crítico Pablo Villaça. Literatura, música e cinema são seus maiores interesses.

Lucas Pistilli: Formado em Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Cobriu in loco o Festival de Cannes e escreveu sobre música e cinema nas edições impressa e digital do jornal A Crítica (onde também foi repórter de política e economia), no portal mineiro POP4 e em blogs pessoais. Hoje, além do Cine Set, também colabora para o site cinematográfico britânico DMovies.org.

Pâmela Eurídice: estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas. Ex-estudante de Engenharia da Computação na UEA. Escreve sobre ciência no Portal da Ciência, mas a verdadeira paixão é literatura, cinema e pós-modernidade.

Renildo Rodrigues: Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). foi roteirista e auxiliar de direção no programa Set Ufam,  exibido na TV Ufam entre 2007 e 2010. Também já atuou como assessor de imprensa. Atualmente é estagiário na equipe do Portal A Crítica. Cinema e música são seus principais interesses na área cultural. Diretores favoritos: Woody Allen, Martin Scorsese, Federico Fellini, Stanley Kubrick e Francis Ford Coppola.


Sarah Lyra:
representante do Cine Set em São Paulo, ela trará as novidades que não chegam às telas dos cinemas de Manaus. A jornalista formada pela Ufam já passou pelo portal D24AM e o jornal Diário do Amazonas.

Susy Freitas:  Formada em Letras e Jornalismo e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas. Atua como professora na área de Comunicação. Escrevia sobre cinema em blogs pessoais e fez parte da equipe do Set Ufam. Integra a equipe do Cine Set desde 2013. É membro da Liga dos Blogues Cinematográficos.

Colunistas:

Gustavo Soranz ministra oficina de Estratégias Criativas na Produção de DocumentárioGustavo Soranz: professor do curso de Comunicação Social do Centro Universitário do Norte (Uninorte) e do curso de audiovisual da UEA, já dirigiu os documentários “A Amazônia segundo Evangelista” (2012) e “Cine Metro” (2015). Coordenou uma pesquisa intitulada “Filmografia amazonense – análise dos filmes produzidos no Amazonas de 1960 a 1990″.

Tom Zé Costa: Formado em Comunicação Social pela Universidade do Amazonas e especialista em Educação Popular pela Universidade Santa Úrsula, RJ. Professor do Departamento de Comunicação Social da UFAM desde 1986. Coordena o projeto de extensão Cine & Vídeo Tarumã desde 1990. Integra o NEPCOM – Núcleo de Estudo e Pesquisa em Comunicação Social e é Membro do Núcleo de Antropologia Visual (NAVI/Ufam).

Walter Fernandes: atual curador e coordenador do cineclube Cine Casarão e professor de linguagem cinematográfica do projeto social “Pipoca em Cena”. Também dirigiu os curtas “Dispensa do Amor Mecânico”, “Desarmado” e “Coleira de Abutre”, além de ter sido produtor e repórter no programa de TV “Revista do Cinema Brasileiro”.

Contatos: cinesetufam@gmail.com / caiobpimenta@gmail.com
Telefone: (92) 9984-9003