Em meados dos anos 1990, logo após o sucesso de “Pulp Fiction: Tempo de Violência”, Quentin Tarantino comprou os direitos de quatro livros do escritor Elmore Leonard (1925-2013) com intenções de adaptá-los, mas apenas um foi transposto para as telas: “Jackie Brown”, seu filme de 1997, foi baseado no livro “Rum Punch” do autor, e até hoje permanece como a sua única adaptação.

Agora, perto do lançamento do seu novo trabalho “Os Oito Odiados”, Tarantino revelou numa entrevista ao site francês Premiere que pode, afinal, adaptar outro livro de Leonard, chamado “Forty Lashes Less One”, originalmente publicado em 1972. O livro é um faroeste, como os dois últimos trabalhos do cineasta, e curiosamente Tarantino planeja adaptá-lo no formato de uma minissérie para TV.

“Sempre demoro um pouco para pensar no futuro”, disse Tarantino. “Dito isso, detenho os direitos de um livro que queria adaptar há tempos, e agora pode ter chegado a hora. ‘Forty Lashes Less One’, de Leonard, que poderia ser meu terceiro western. O que mais gosto nele é que considero colocá-lo na TV, na forma de uma minissérie de 4 ou 6 horas”.

O livro conta a história de dois renegados, Harold Jackson e Raymond San Carlos, um negro e um apache, que cumprem pena na prisão de Yuma. Eles se unem ao receber uma chance de liberdade em troca da captura dos cinco criminosos mais procurados do Arizona. Vale lembrar que em 2007 Tarantino falou que havia começado a escrever o roteiro do projeto, mas na época ainda pensava em transformá-lo em filme.

Algumas pessoas podem não lembrar, mas Quentin Tarantino tem experiência na TV: ele dirigiu um episódio de “Plantão Médico” e um episódio duplo de “C.S.I.: Investigação Criminal”. Tarantino na TV é uma ideia interessante…

“Os Oito Odiados” estreia no Brasil em 7 de janeiro.