1 – Novo Site e  Recorde de Acessos

O aniversário de três anos do site do Cine Set mereceu uma comemoração à altura. Lançamos um novo layout mais moderno, dinâmico e de fácil acesso para você. Falando sobre a sua companhia, aliás, nós só podemos agradecer pelos recordes de audiência atingidos em 2017. Fechamos com um total superior a 740 mil acessos, sendo 2 mil diários (chegamos a ter picos de mais de 5 mil). Isso para um site independente de cinema feito em Manaus é um feito gigante. MUITO OBRIGADO!

2 – Festival de Cannes e Londres

Lucas Pistilli foi o correspondente internacional do Cine Set em 2017. Isso rendeu a cobertura mais importante da história do site: o Festival de Cannes. Durante uma semana, ele trouxe uma série de Stories no Instagram sobre os bastidores e as coletivas do maior evento cinematográfico do mundo, além de críticas de importantes filmes como “O Estranho que Nós Amamos”, “The Square”, “Sem Fôlego” e tantos outros em primeiro mão. No segundo semestre teve mais com o Festival de Londres e as análises de “Last Flag Flying”, “Pequena Grande Vida” e “Três Anúncios Para um Crime”.

3 – Participação na Mostra do Cinema Amazonense e Eleições Concultura

O Cine Set também esteve presente em importantes eventos do cinema local em 2017. Cobrimos os lançamentos de “Oscarino & Peteleco”, de Anderson Mendes, e “A Caixa”, de Davi Penafort. Nas eleições para o Conselho de Cultura Municipal, o site entrevistou os cinco candidatos à cadeira do audiovisual. Por fim, fomos um dos organizadores da Mostra do Cinema Amazonense 2017 com Caio Pimenta e Ivanildo Pereira na curadoria do evento.

4 – Eventos e Cursos

Em 2017, o Cine Set estreitou laços com o público de Manaus. Foi o ano em que fizemos o maior número de eventos: “Encontros Cinéfilos – Oscar 2017” (fevereiro), “Encontros Cinéfilos – Das HQs para as Telonas: As Mulheres da Marvel e da DC” (junho), “Encontros Cinéfilos – a representação LGBT+ no cinema” (julho), “Cinema na Estante – Stephen King e a Sétima Arte” (agosto), “Encontros Cinéfilos – All That Jazz – Os Musicais no Cinema” (setembro), “Encontros Cinéfilos – Blade Runner 2049” (outubro). O site também investiu em cursos: no primeiro semestre, Danilo Areosa e Ivanildo Pereira realizaram a primeira edição do “Elementos do Olhar”. Depois, vieram dois cursos de crítica de cinema, um de análise fílmica de grandes sucessos de 2017 e, por fim, Walter Fernandes ministrou um curso de roteiro.

5 – Entrevistas com Pablo Villaça, Paulo Betti, Tomer Heymann

Finalmente, uma das entrevistas mais desejadas desde o início da história do Cine Set saiu do papel: Sarah Lyra conseguiu ter um bate-papo com o crítico e fundador do site Cinema em Cena, Pablo Villaça. A nossa ex-integrante correspondente paulistana também falou com o diretor israelense Tomer Heymann sobre o documentário “Gaga”. Em Manaus, Pâmela Eurídice conversou com Paulo Betti sobre o aguardado “A Febre da Selva”, Maurício Squarisi sobre o Núcleo de Animação de Campinas e Maria Moraes sobre o o curta dirigido por Elen Linth. Por fim, Diego Bauer conversou com Sérgio Andrade (“Antes o Tempo não Acabava”) e Felipe Bragança (“Não Devore Meu Coração”) sobre a representação indígena nos cinemas.

6 – YouTube triplicado

Momento mea-culpa: fazia tempo a necessidade de uma arrumada no canal do Cine Set no YouTube. Tínhamos muitos materiais legais, porém, sem uma linguagem própria para a mídia, periodicidade e nenhuma preocupação com visualizações e seguidores. As coisas começaram a mudar já no fim de 2016 com vídeos sendo postados religiosamente todas as sextas-feiras, às 10h. O reflexo disso é sentido com o número de inscritos três vezes maior em relação ao início do ano e uma constante alta nas views.

Ajude a gente a crescer ainda mais e acompanhe o canal no YouTube. Inscreva-se em https://www.youtube.com/cinesetam

7 – Susy na Abraccine

O reconhecimento nacional é sempre importante para um site independente de cinema feito em Manaus e um dos mais importantes veio em 2017. Participante do Cine Set desde a época do blog no D24AM, Susy Freitas entrou para a Associação Brasileira de Críticos de Cinema ao lado de nomes como Rubens Ewald Filho, Pablo Villaça, Inácio Araújo, entre outros. Susy junto com a Pâmela Eurídice e a Camila Henriques passaram a fazer parte do coletivo Elviras, grupo que reúne mulheres críticas da Sétima Arte em todo o Brasil. #Orgulhodefine

8 – Coberturas especiais do Oscar e Globo de Ouro

Temporada de premiações sem coberturas enormes do Cine Set não é temporada de premiações. O ano começou logo com o Globo de Ouro e, mesmo sem contar com transmissão da TNT, o SAG teve seu destaque aqui no site. O Oscar, entretanto, foi outro patamar: era carnaval, logo, viemos todos fantasiados. Pablo Escobar reinou. Sem a Globo exibindo ao vivo, muita gente acompanhou a festa conosco nas coberturas em tempo real no site, Facebook, Twitter e Instagram. Juntos, vivemos este histórico momento (a partir de 16 mins):

9 – Novos integrantes e retorno de Diego

2017 foi o ano em que o Cine Set ganhou novas caras: Natasha Moura, Rebeca Almeida, Arthur Charles e Henrique Filho entraram para o nosso time. E também teve momento de retorno: depois de uma temporada fazendo a série “O Boto”, Diego Bauer voltou para equipe e trouxe críticas de importantes filmes que não chegaram aos cinemas de Manaus durante a temporada dele em São Paulo.

10 – O Filme da Minha Vida

De todas as novidades lançadas no Cine Set ao longo de 2017, a principal delas foi a seção “O Filme da Minha Vida”. Inspirado na linha do último longa lançado por Selton Mello, a equipe do site procurou saber de pessoas conhecidas e anônimas quais as produções cinematográficas mais marcantes das vidas delas. O resultado você pode conferir aqui.

http://www.cineset.com.br/rodrigo-santoro-e-kleber-mendonca-filho-serao-novos-membros-da-academia-de-hollywood/

Uma publicação compartilhada por Rodrigo Santoro (@rodrigosantoro) em

Bônus – Rodrigo Santoro e Felipe Neto

Você está lá quietinho e, de repente, toma! Uma baita surpresa, um susto. O Cine Set em 2017 levou duas grandes: a primeira aconteceu com ninguém mais do que apenas RODRIGO SANTORO compartilha uma matéria do site para os seguidores dele no Instagram. Que honra! Aí, faltando três dias para o ano acabar, o youtuber mais popular do Brasil na atualidade, Felipe Neto, cita o Cine Set em um vídeo dos vexames do ano. Gelamos todos até assistir. No fim das contas, sobrevivemos ilesos. Confira abaixo a partir de 3:40:


2018 – Livro do Cine Set e MUITO MAIS

Poderíamos sossegar e ficar de boa apenas conduzindo o site da forma que está hoje, certo? ERRADO! Em 2018, se tudo der certo, vem aí o livro com a história do Cine Set e a compilação de nossos melhores textos. Teremos mais eventos, mais cursos, coberturas ao vivo das premiações do cinema mundial, entrevistas exclusivas e SURPRESAS! Continue nos acompanhando aqui no site, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e… Em breve, vocês saberão!

FELIZ 2018 a todos vocês!