O Amazonas Film Festival continua indefinido, mas caminhos começaram a surgir para a viabilização do evento durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (19) entre o titular da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Robério Braga, e produtores locais de audiovisual. O encontro, entretanto, ainda não definiu datas e locais de realização do festival e nem se será possível fazer o evento acontecer ainda em 2014.

A principal proposta discutida na reunião é que o Amazonas Film Festival deste ano seja uma mostra não-competitiva com filmes amazonenses vencedores de edições anteriores do festival, produções contempladas em anos anteriores no concurso de roteiros e as mais recentes produções feitas no Estado. Ainda não há definição se vai haver curadoria ou não para eleger quais curtas serão exibidos. Inicialmente, o concurso de roteiros seria a única premiação do evento deste ano, com a quantia de R$ 80 mil dada ao melhor roteirista estreante e R$ 140 mil ao não-estreante. Discute-se ainda a possibilidade de outro prêmio para a segunda categoria, mas Robério Braga afirmou que ainda depende de confirmação.

A produtora audiovisual Dheik Praia trouxe a ideia de realizar um seminário para discutir os 10 anos do Amazonas Film Festival, como um grande painel. As discussões seriam voltadas para questões de produção, distribuição e exibição dos filmes produzidos no Estado, envolvendo também o mercado, além da evolução do cinema da região. A proposta recebeu a adesão dos artistas presentes e da SEC, assim como fazer a mostra não-competitiva circular de maneira itinerante em diversos locais de Manaus, como praças, cineclubes, escolas e pontos de cultura. Outro ponto enfatizado pelo produtor Abrahim Baze Jr. foi em relação à programação acadêmica do festival, que deverá ser ainda discutida. A ideia é aproximar a universidade da classe artística local.

Quanto à exibição de longas estrangeiros, Robério Braga informou que o calendário apertado dificulta a negociação para a vinda desses filmes, porém, estuda-se a possibilidade de serem projetadas duas produções brasileiras no festival. A presença de convidados nacionais também ainda será discutida, bem como a composição de uma comissão técnica que realize debates sobre os filmes exibidos, à maneira como acontece no Festival de Teatro.

Uma reunião marcada para o próximo sábado (22) na UEA da Rua Major Gabriel, no Centro de Manaus, deve definir os rumos do Amazonas Film Festival 2014 e fechar a proposta que será apresentada pelos produtores locais à Secretaria de Cultura.

unnamed