Desde que foi anunciada a Fase 3 dos filmes do Marvel Studios, os fãs especulam sobre o próximo longa do Capitão América, que será baseado na saga “Guerra Civil” das HQs. Neste arco de histórias que repercutiu em todo o universo Marvel, o Homem de Ferro e o Capitão América ficavam em lados opostos na questão do registro dos super-heróis, e a disputa entre eles leva a um conflito destrutivo.

Recentemente, o ator Robert Downey Jr. foi entrevistado pela revista Empire, e nesse papo falou um pouco sobre o que podemos esperar no duelo cinematográfico entre Homem de Ferro e Capitão América. “O que faria Tony mudar de ideia sobre tudo que defendeu até hoje?”, perguntou-se o ator, insinuando que já veremos mudanças em Tony no proximo filme dos Vingadores. “Joss Whedon [diretor de ‘Os Vingadores: A Era de Ultron’] levantou essa questão. O que o governo americano faria se tudo isso mostrado nos filmes fosse realidade? Não seria interessante se víssemos o Tony fazendo algo que nunca imaginamos que ele faria?”.

Quando perguntado se o Homem de Ferro seria o vilão de “Capitão América 3: Guerra Civil”, Downey Jr. respondeu: “Eu não colocaria desse modo. A maior questão, para Chris Evans e para o Capitão, seria como trazer o personagem a um ponto em que as pessoas se perguntassem: ‘Nunca imaginei que o Steve faria isso'”.

O ator também falou sobre a forma como a Marvel o abordou para o filme e como o projeto dependeu da sua vontade. Afinal, caso ele não quisesse fazer o filme, os roteiristas de “Capitão América 3” teriam de ir em outra direção. “É bom se sentir necessário. Eles basicamente me disseram ‘Se você aceitar, podemos fazer isso, ou então Capitão 3 terá de ter outra história’. E nesse ponto das nossas franquias, elas precisam se ajudar mutuamente”.

Robert Downey Jr. retorna ao papel de Homem de Ferro em “Os Vingadores: A Era de Ultron”, que estreia em 30 de abril de 2015. Já “Capitão América 3: Guerra Civil” estreia em maio de 2016 e trará o ator ao lado de Chris Evans como Capitão e Chadwick Boseman como o novo herói Pantera Negra.