Marc Forster (Guerra Mundial Z e 007 – Quantum of Solace) vai dirigir e produzir o drama de guerra The Downslope (“a curva descendente” em tradução literal), um roteiro original escrito, em 1956, pelo cineasta Stanley Kubrick (1928-1999). O filme será apenas o primeiro de uma trilogia baseada no texto do diretor americano. Foster já está confirmado na produção das próximas sequências.

Mais conhecido pelos icônicos O Iluminado (1980), Laranja Mecânica (1971) e 2001 – Uma Odisseia no espaço (1968), Kubrick desenvolveu o roteiro de Downslope após o lançamento de seu filme de guerra Medo e Desejo (1953) – o primeiro de sua carreira – e antes de dirigir o drama Glória Feita de Sangue (1957), ambos considerados clássicos antibelicistas.

O enredo do filme é centrado em uma série de batalhas da Guerra Civil Americana (1861-65), conflito que envolveu o Norte (União) e o Sul (Confederação) da Costa Leste dos Estados Unidos, em torno da questão da escravidão – o Norte, mais industrial, era contra essa prática, enquanto o Sul, majoritariamente ligado ao setor primário, se portava como grande defensor.

No centro da história estão o General George Armstrong Custer, da União, e o Coronel John Singleton Mosby, da Confederação. Mosby era conhecido como Gray Ghost (fantasma cinzento), devido à sua discrição, e seus cavaleiros, chamados de “os guardas florestais de Mosby”, diversas vezes enganaram forças inimigas muito maiores que a deles em uma sequência de ataques, o que enfureceu Custer e criou um círculo de vingança entre os dois líderes.

Kubrick, que se baseou em fatos reais para desenhar o roteiro, desenvolveu o projeto juntamente como o historiador Shelby Foote, especialista na Guerra Civil. O diretor e roteirista investiu anos e anos estudando o assunto e trabalhando no texto. Ele também deixou uma série de mapas e notas que indicam a forma como planejava conduzir as filmagens.

do site Filme B

Facebook Comments