O SAG 2017 foi morno até os 45 minutos do segundo tempo. Todos os favoritos indo sendo premiados. Interessantes apenas os discursos contra a gestão de Donald Trump e a decisão de banir a entrada de pessoas de sete países nos EUA.

A reta final, entretanto, foi impressionante: as vitórias surpreendentes de Denzel Washington e “Estrelas do Tempo” pegaram imprensa, público e até mesmo os astros de Hollywood de surpresa. O Cine Set faz uma projeção para o que podemos ver na briga pelo Oscar 2017:

Mahershala Ali
1. Viola Davis e Mahershala Ali: preparem os discursos

Viola Davis irá fazer a alegria das redes sociais com a segunda estatueta do Oscar, Mahershala Ali também deve ganhar o prêmio. Os dois dominaram a temporada de premiações (exceto um tropeço imprevisto do ator de “Moonlight” no Globo de Ouro”). A vitória é ainda mais certa pelos brilhantes discursos, ambos politizados e duros contra Trump.

Emma Stone SAG Awards
2. Emma Stone assume a dianteira em Melhor Atriz

Havia uma dúvida sobre Natalie Portman e Emma Stone. Agora, não mais: a atriz de “La La Land” é a favorita para o Oscar de Melhor Atriz. “Jackie” perdeu bastante a força na temporada de premiações, minando as chances da protagonista. Igual já acontecera com Fernanda Montenegro e Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert já terá como grande conquista a indicação. Vitória é simplesmente impossível.

Hidden Figures SAG Awards
3. Vitória de “Estrelas Além do Tempo” fortalece “La La Land”

“La La Land” ficou fora da categoria de Melhor Elenco por ser um filme de Ryan Gosling e Emma Stone. Esperava-se com isso que ou “Moonlight” ou “Manchester à Beira-Mar” fossem vencer. Eis, então, que surpreendentemente “Estrelas Além do Tempo” faturou a estatueta. Vale lembrar que o vencedor do SAG é o candidato a Melhor Filme do Oscar com menos indicações (3, ao todo), tornando-o inofensivo para o prêmio da Academia. Com rivais enfraquecidos, o musical de Damien Chazelle rema com tranquilidade para a consagração.

Denzel Washington SAG Awards
4. Denzel Washington esquenta briga com Casey Affleck para Melhor Ator

O mundo do cinema levou um susto com a vitória de Denzel Washington na categoria de Melhor Ator. Até então, o imbatível Casey Affleck sofreu um duro golpe e, agora, vê a estatueta garantida muito ameaçada. Aqui, pesa muito além da atuação: o ator de “Manchester à Beira-Mar” luta contra a baixa popularidade e as incômodas acusações de assédio sexual. Denzel é o extremo oposto: popular e símbolo do bom mocismo americano. Saber o quanto esses aspectos fora da tela podem influenciar na escolha deixa o caminho imprevisível rumo ao Oscar.

trumpwin15. Temporada de premiações politizada

Exceto por Meryl Streep, os discursos no Globo de Ouro pouco tocaram em política. Havia, digamos, uma expectativa em saber se Donald Trump iria mesmo cumprir aquilo que prometera em campanha. Com uma semana de decisões absurdas como a autorização para a construção do muro na fronteira com o México e barrar a entrada de estrangeiros de sete países, o presidente americano incendiou a revolta em Hollywood e a força dos discursos no SAG foi o começo disso. O Oscar deverá ser o mais politizado desde a era Bush.

VIDEOCAST CINE SET – TODA SEXTA-FEIRA, ÀS 10H