São apenas 23 anos de premiações, mas, o SAG já provocou grandes surpresas no decorrer do tempo.

Pequenas produções derrotando pesos pesados de Hollywood, atores vencendo por papeis inesperados e vitórias de azarões sobre grandes favoritos já aconteceram no evento do Sindicato dos Atores dos EUA.

Veja agora as cinco maiores surpresas da história do SAG:


SAG 1998 – “Ou Tudo ou Nada” vence o prêmio de Melhor Elenco

“Titanic” era o filme do ano e a expectativa era que o elenco liderado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet poderia sair do SAG consagrado. Também havia o noir “Los Angeles – Cidade Proibida” com Kevin Spacey, Russell Crowe, Guy Pearce e Kim Basinger, enquanto “Gênio Indomável” trazia as revelações Matt Damon e Ben Affleck ao lado de Robin Williams. O azarão era somente “Boogie Nights” com Mark Wahlberg, Julianne Moore, Burt Reynolds, Philip Seymour Hoffman e William H. Macy. Mesmo assim, o vencedor foi a comédia inglesa “Ou Tudo ou Nada” com um time de atores desconhecidos perto dos seus rivais: Robert Carlyle, Tom Wilkinson, Steve Huison e Mark Andy.


SAG 2002 – “Assassinato em Gosford Park” vence o prêmio de Melhor Elenco

A queda do SAG pelos britânicos aconteceu mais uma vez quatro anos depois. Robert Altman reuniu um timaço para “Assassinato em Gosford Park”: Maggie Smith, Kristin Scott Thomas, Helen Mirren, Emily Watson, Ryan Phillipe, Clive Owen, Stephen Fry. O resultado acabou sendo o SAG de Melhor Elenco superando o futuro ganhador do Oscar, “Uma Mente Brilhante”, com Russell Crowe, Jennifer Connely, Christopher Plummer e Ed Harris; “Moulin Rouge” com Nicole Kidman, Ewan McGregor e Jim Broadbent; e “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel” com Elijah Wood, Ian McKellen, Viggo Mortensen, Orlando Bloom, Cate Blanchett, Liv Tyler e Hugo Weaving.


SAG 2004 – Johnny Depp vence o prêmio de Melhor Ator por “Piratas do Caribe”

Premiações costumam consagrar os filmes mais adultos, enquanto blockbusters ficam quase sempre de lado. As atuações em filmes de gênero, então, raramente são consideradas para estatuetas. O SAG abriu exceção uma vez: Johnny Depp surpreendeu gente como Sean Penn de “Sobre Meninos e Lobos” (futuro ganhador do Oscar) e Bill Murray (“Encontros e Desencontros”) para levar a estatueta por “Piratas do Caribe” ao interpretar o genial Jack Sparrow.


SAG 2005 – “Sideways” vence o prêmio de Melhor Elenco

Quem olhou a lista dos indicados ao prêmio de Melhor Elenco do SAG 2005 deve ter achado que a briga se restringiria a “O Aviador” e “Menina de Ouro”. O drama de época de Martin Scorsese contava com gente do naipe de Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, Jude Law, Kate Beckinsale, Alec Baldwin, John C. Reilly, Ian Holm, Willem Dafoe e até mesmo Gwen Stefani. Por outro lado, o futuro vencedor do Oscar era mais enxuto, mas, não menos brilhante com Clint Eastwood, Hillary Swank e Morgan Freeman. O Sindicato dos Atores se dividiu tanto entre os dois que surgiu um terceiro competidor correndo por fora para levar o troféu: “Sideways” com Paul Giamatti, Thomas Haden Church, Virginia Madsen e Sandra Oh.


SAG 2012 – Viola Davis vence como Melhor Atriz

2012 era o ano para consagrar Meryl Streep. Afinal de contas, somente o excepcional trabalho da atriz como Margaret Thatcher salvava “A Dama de Ferro” de um desastre total. Imaginava-se uma vitória tranquila no SAG para pavimentar o caminho até a estatueta dourada. Porém, ela acabou surpreendida por Viola Davis no filme “Histórias Cruzadas”, o que acendeu um sinal de alerta sobre um possível risco no Oscar. Semanas depois, tudo certo: Streep, finalmente, conquistou o tão sonhado terceiro prêmio da Academia de Hollywood.