Deixando concorrentes de peso para trás, “Pantera Negra” ganhou o prêmio de Melhor Elenco no SAG Awards e mostra que ainda é páreo aos favoritos nas premiações. Mesmo se tratando de um trabalho único que já fez história ao ser o primeiro filme de super-herói indicado a categoria de Melhor Filme no Oscar, o longa ainda encontra dificuldades nas premiações majoritárias de Hollywood. Com esta nomeação, aparentemente, o cenário pode mudar para o filme de Ryan Coogler.

Ao apresentar um elenco predominante composto por negros e com o reconhecimento desta representatividade de forma explícita no filme, “Pantera Negra” construiu uma imagem sólida o suficiente para o tornar ganhador desta categoria. Além disso, o equilíbrio de atuações entre o protagonista Chadwick Boseman e o antagonista Michael B. Jordan pode não ser suficiente para gerar indicações solos, porém definitivamente chamou atenção pela dinâmica entre ambos.

Sem concorrer ao prêmio do sindicato de diretores (DGA) e igualmente fora da disputa para o prêmio de Melhor Diretor, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Roteiro Adaptado (as principais categorias do Oscar) a premiação no SAG pode aumentar a força da produção nas indicações técnicas que possui. Já na disputa por Melhor Filme, ganhar este prêmio pode não gerar a força esperada, principalmente devido às ausências nas outras categorias. Entretanto, historicamente, nos últimos cinco anos, duas vezes os ganhadores deste prêmio no SAG repetiram o feito na categoria de Melhor Filme no Oscar: Em 2016 com “Spotlight” e 2015 com “Birdman”.

Particularmente, defendo esta como uma vitória merecida, dentre os indicados da noite, este é o filme que detém um elenco mais memorável. Para um filme fadado a ser superficial devido suas tendências de blockbuster, “Pantera Negra” consegue aprofundar de forma memorável seu vilão e outros personagens secundários do filme, dando luz à várias performances tão importantes quanto a do protagonista. Esta é, sem dúvida, uma das grandes características do filme, que o diferenciam de tantos outros de seu gênero.