Com elogios da crítica especializada, “Aniquilação” tinha tudo para virar uma das unanimidades do ano, porém, uma acusação de embranquecimento está provocando polêmica em torno da produção. A personagem alvo dos protestos de grupos ligados a entidades de asiáticos é justamente a protagonista interpretada por Natalie Portman. As informações são do site Indiewire.

Segundo a Media Action Network for Asian Americans (MANAA), o livro em que o filme é baseado descreve a personagem de Natalie Portman com “maçãs do rosto altas que falam sobre a forte herança asiática de um lado de sua família”. O grupo considera que “Aniquilação” falha na caracterização das reais identidades da protagonista. “Hollywood raramente escreve personagens de americanos com descendência asiática ou indiana”, salientou a MANAA em comunicado.

O diretor Alex Garland negou que o embranquecimento foi intencional e declarou que não estava ciente das características de origem das personagens. “Não faz parte da minha natureza este tipo de atitude. Eu li o livro e adaptei porque o achei maravilhoso”, defendeu-se.

“Aniquilação” traz Natalie Portman como uma bióloga que se junta a uma expedição secreta com outras três mulheres em uma região conhecida como Área X, um local isolado da civilização onde as leis da natureza não se aplicam. Lá, ela precisa lidar com uma misteriosa contaminação, um animal mortal e ainda procura por pistas de colegas que desaparecem, incluindo seu marido (Oscar Isaac).