Adoro Copa do Mundo. Por ser muito fã de futebol, tenho o mundial como o momento favorito da vida de 4 em 4 anos, pois acredito que essa competição consegue trazer o espírito esportivo na sua essência, que é a busca pela vitória e o que ela pode representar (no caso de uma Copa, um reconhecimento gigantesco pelo resto da vida, algo muito maior que dinheiro). Além de termos a chance de ver os melhores jogadores do mundo em campo, em partidas de altíssimo nível técnico e extremamente disputadas.

Esse período pré-Copa é cheio de especulações, bolões de todos os tipos, além de prognósticos para saber quem vai ser o país campeão, quem será a grande surpresa, a decepção, e quem vai ser o craque do campeonato.

Portanto, escolhi os 10 principais jogadores do Mundial, aqueles que mais tem chance de entrar para a história do esporte, e comparei com grandes nomes do nosso cinema, para saber se realmente há semelhanças. O resultado ficou bastante inesperado e divertido (ou não!), o que nos dá a chance de analisarmos tanto o futebol, quanto o cinema com outros olhos.

Enfim, garanto que vai ser, no mínimo, um bom entretenimento.

P.S. Lista organizada em ordem alfabética.

Mário Balotelli x Joaquin Phoenix

Ao ver o que Mário Balotelli fez no início da sua carreira na Inter de Milão, ficou claro que ele é um daqueles talentos raros, um jogador com potencial para ser uma super estrela, com chance de ser eleito melhor do mundo, e coisa e tal. Mas alguma coisa aconteceu, no final da sua passagem pelo clube italiano, e pela sua conturbada passagem pelo Manchester City, que fez com que a sua personalidade explosiva interferisse diretamente no seu desempenho em campo. Ao mesmo tempo que sabemos de todo o seu potencial, parece que o próprio Balotelli não faz questão de explorar sua capacidade, mostrando-se indolente e sem profissionalismo em vários casos. O que nos remete ao fantástico Joaquin Phoenix, um ator de talento notável, mas que devido a problemas na vida pessoal, depressão, comportamento estranho (clássica entrevista para o David Letterman), quase jogou fora a sua carreira. Mário é muito novo, e tem tempo e potencial para sedimentar a sua errante carreira, pra quem sabe alcançar um resultado tão sólido quanto o de Phoenix nos últimos anos, que vem se mostrando bastante interessado em fazer o seu trabalho no cinema da maneira mais focada possível, chegando assim ao topo de Hollywood.

Karim Benzema x Michael Fassbender

Desde que surgiu no Lyon, Karim Benzema sempre mostrou enorme capacidade de fazer gols, com movimentação e capacidade física invejáveis, tornando-se alvo da cobiça dos grandes clubes europeus. Ao chegar ao Real Madrid, o atacante evoluiu de maneira grandiosa, tornando o seu jogo muito mais inteligente, com visão de jogo, passe e inteligência tática digna dos seus grandes companheiros de clube, como Ronaldo, Bale, Di Mari, Alonso e Modric. Em 2014, Benzema cumpriu papel importante na conquista da Liga dos Campeões, tendo talvez a sua temporada mais sólida, mas ainda assim, seu nome não é cogitado para melhor jogador do mundo, ou coisa do tipo, visto que os seus próprios companheiros de clube são colocados como mais merecedores. Algo semelhante acontece com Michael Fassbender, ator de evolução meteórica, que já conquistou enorme espaço no mercado norte-americano, e que mesmo estando no “time que está ganhando”, como foi este ano com 12 Anos de Escravidão, vencedor do Oscar, seu nome foi totalmente ofuscado por outros de maior impacto (Jared Leto). Ninguém duvida da capacidade de ambos, e é possível que eu pouco tempo eles consigam, com mais experiência, chegar ao protagonismo que merecem.

Andrés Iniesta x Edward Norton

Sou muito, muito fã desse espanhol. Jogador de futebol vistoso, elegante, uma capacidade fenomenal de pensar no melhor passe pra cada jogada, Iniesta é um daqueles jogadores completos, capazes de desempenhar qualquer função dentro de um esquema tático, com uma inteligência digna dos gênios do futebol. Sua capacidade técnica foi determinante para que o inigualável Barcelona de Pep Guardiola chegasse onde chegou, com um futebol envolvente e extremamente competitivo. Não consigo imaginar que algum jogador possa ser mais talentoso que este baixinho. Da mesma maneira que não consigo imaginar que algum ator possa ter mais talento que Edward Norton. Capaz de explorar o mais variado tipo de pessoas, em filmes dos mais variados estilos, Norton já mostrou por diversas vezes que talento e resultado estão no seu vocabulário, com uma obra de se respeitar. Massss… sei lá, sempre tem algum outro profissional que também é genial e consegue chamar ainda mais a atenção, mesmo que isso pareça impossível, como um Messi, Cristiano Ronaldo, Brad Pitt, Daniel Day-Lewis. Ah, mas isso não importa tanto, pois ambos são espetaculares em seus trabalhos, e já fazem a sua função de maneira excepcional.

Miroslav Klose x Tom Hanks

Ele certamente já teve momentos melhores na carreira, mas mesmo se estivesse no auge, ele certamente ainda estaria atrás dos seus talentosíssimos atuais companheiros de seleção, Schweinsteiger, Muller, Neuer, Lahm, Ozil, Gotze e Reus (pena que tenha se machucado). Mas apesar de tudo isso, é Klose quem tem a chance de bater um importante recorde nesse mundial, que é o de ser o maior artilheiro de todas as Copas, superando Ronaldo. Apenas dois gols impedem o alemão de atingir o feito, algo perfeitamente possível devido a técnica do atacante, e principalmente pela qualidade do time que está ao seu lado para ajudar nessa busca. Algo semelhante acontece com Tom Hanks, que já teve momentos mais inspirados em sua carreira, e que neste momento busca se igualar a Daniel Day-Lewis como o maior vencedor do Oscar de Melhor Ator. Como Hanks é da categoria de um Gotze ou um Reus, acho até mais provável que o ator consiga atingir a sua meta em vez do jogador, embora a possibilidade de Klose alcançar a sua meta seja real. Enfim, será que algum dos dois consegue o objetivo?

Lionel Messi x Daniel Day-Lewis

O grande craque do futebol mundial, talvez o maior nome do futebol moderno, é Lionel Messi. Capaz de jogadas inacreditáveis para o seu 1,69m, o argentino foi o líder, o grande craque do demolidor Barcelona de alguns anos atrás, tido para muitos como o melhor time da história do futebol. Dono de um domínio de bola único, velocidade e precisão quase cirúrgica nos arremates, Messi já está no panteão dos maiores nomes do futebol e, com apenas 26 anos, já é o maior vencedor da Bola de Ouro da FIFA, com 4 conquistas. Outro recordista, só que de Oscars, é Daniel Day-Lewis, com três estatuetas de melhor ator, e que é tido para muitos como um dos melhores atores de cinema do mundo. Se não bastassem as semelhanças de conquistas individuais, ambos assemelham-se no comportamento tímido, retraído, não expondo suas vidas pessoais para a imprensa, mas quando são “soltos” em um campo de futebol, ou em frente a uma câmera, mostram um outro lado, um lado de luz própria, que ilumina o que está ao redor.

Neymar x Javier Bardem

Neymar, ainda jogando pelo Santos, já alcançou um nível altíssimo, que o colocou como um dos maiores destaques do futebol mundial. Sua chegada ao Barcelona foi cercada de muita expectativa, e apesar de não ter se firmado como titular absoluto do time catalão, o brasileiro teve atuações muito boas em 2014, sendo, algumas vezes, destaque da equipe, visto que Messi não fez uma boa temporada. Javier Bardem já conseguiu mais destaque que Neymar, certamente. O espanhol já ganhou um Oscar, tem atuações memoráveis, além de ter conseguido o respeito do cinema mundial. Porém, ambos não deixam de ter a coincidência de serem extremamente talentosos, de já terem realizado trabalhos marcantes, são respeitados pelo mundo inteiro, mas ainda assim não são colocados como os melhores de suas categorias. Talvez por serem estrangeiros, eles tenham que ralar ainda mais do que os outros pra que tenham o devido reconhecimento. Mas pelo talento de ambos, é apenas questão de tempo para que eles alcancem o topo.

Arjen Robben x Matthew McConaughey

O carrasco da eliminação do Brasil em 2010 é um daqueles casos de talentos que chegam ao seu ápice tardiamente. Quando surgiu de maneira fulminante no PSV, Robben prometia ser uma super estrela em pouco tempo, mas passagens repletas de altos e baixos no Chelsea e no Real Madrid, colocaram no holandês um estigma de eterna promessa, de que ele não era tão talentoso quanto parecia ser no início da carreira. Sua vitoriosa passagem pelo Bayern de Munique deixa claro que isso não é verdade, e que Robben pode sim ser protagonista de um time de qualidade excepcional, conquistando títulos importantes. O mesmo acontece com Matthew McConaughey, um ator que despontou como uma grande estrela, com enorme potencial, teve anos errantes pelas comédias românticas, e de três anos para cá parece querer provar que os prognósticos feitos no início da sua carreira não estavam errados. McConaughey já é protagonista no seu mercado. Uma boa Copa para Robben, pode colocá-lo no mesmo patamar do ator.

Cristiano Ronaldo x Brad Pitt

Quando falamos de super estrela do futebol, Cristiano Ronaldo é, certamente, o primeiro nome a ser lembrado. Jogador completo (no termo literal), com um repertório de jogadas quase inigualável, e com números impressionantes, Ronaldo há bastante tempo extrapolou as quatro linhas. Nome sempre presente em revistas de fofoca, sites, programas de TV e redes sociais, o português é uma das celebridades mais notáveis da sociedade, sendo seguido por milhões de pessoas que sequer acompanham os seus jogos no Real Madrid e na seleção portuguesa. Brad Pitt é um ator fora de série. Seu repertório também é muito grande, fazendo filmes dos mais variados estilos, com os mais variados diretores, e vivendo os mais variados personagens. Além disso, sua vida pessoal está sempre destacada nos veículos de imprensa, sendo o ator a principal fonte de notícias para a mídia especializada. Se não bastassem essas comparações, na minha opinião, ambos são os melhores do mundo no momento.

 

Wayne Rooney x Bruce Willis

Rooney é um daqueles jogadores que despertam curiosidade nos fãs de futebol. Que ele é fantástico, acredito que isso ninguém duvida. Jogador forte, veloz, e de surpreende habilidade e categoria, o Shrek (apelido do inglês) foi, durante muito tempo, a principal esperança de gols do Manchester United e da seleção inglesa. Porém alguma coisa deu errado no meio do caminho, e o talentoso atacante nunca pareceu corresponder a essa enorme responsabilidade que foi colocada em cima dele. E é surpreendente que, mesmo sendo bastante experiente, o jogador ainda tem apenas 28 anos, e já é colocado como estando numa curva descendente, que o seu melhor período já passou, e que ele, mesmo que ainda valorizado financeiramente, já não possui o mesmo prestígio de outrora. O que não falta são semelhanças com Bruce Willis. Ator de carisma enorme, e de bom potencial dramático, Willis teve o seu auge nos anos 90, tudo indicava que ele seria o número 1 de Hollywood, mas uma série de trabalhos medíocres minaram a sua carreira. E embora ele esteja valorizado financeiramente, e ainda tenha muitos anos de carreira pela frente, seu nome não é mais colocado entre os melhores, embora todos saibam que ali tem um profissional de primeira qualidade. Se ambos voltarem a se focar em seus trabalhos, é perfeitamente possível que o sucesso de outrora retorne brevemente.

Luis Suárez x Colin Farrell

Luis Suárez surgiu fortemente no cenário internacional na surpreendente campanha do Uruguai na Copa de 2010, que teve como auge, as quartas de final contra Gana quando, no último minuto de jogo, Suárez colocou a mão na bola para impedir o que seria o gol da vitória dos africanos. Anos depois o jogador foi para o Liverpool, e acabou se tornando a referência do clube inglês, sendo o principal responsável por devolver a competitividade do time. Porém, sua imagem ficou arranhada no campeonato inglês por diversos atos de rebeldia, fazendo faltas violentas, certa vez mordendo um jogador adversário e, num ato muito sério, tendo praticado racismo contra o lateral do Manchester United, Evra. Quem também se meteu em muitas polêmicas foi o irlandês Colin Farrell, um ator que desperta uma simpatia quase que imediata quando está em cena, mas que quando sai da frente das câmeras, parece uma bomba-relógio. Sua carreira de ator certamente já estaria em outro lugar se Farrell não tivesse se metido em tanta encrenca por aí, pois talento e carisma ele tem de sobra. Assim como um retorno a um bom papel em um bom filme de um bom diretor pode recolocar o irlandês nos trilhos, uma boa Copa do Mundo para Suárez e o Uruguai pode mudar a imagem de garoto-problema do jogador, e coloca-lo, quem sabe, numa concorrência a melhor do mundo.