O ator John Cho, que interpreta o piloto Hikaru Sulu nos novos filmes da franquia “Star Trek”, fez uma importante revelação sobre seu personagem ao site Herald Sun. De acordo com Cho, no próximo filme da franquia, “Star Trek Sem Fronteiras”, o personagem Sulu será mostrado como um homem gay, criando uma filha junto com seu parceiro.

A informação ainda não foi confirmada pelo estúdio Paramount Pictures, mas está de acordo com a tradição da franquia de mostrar diversidade e histórias progressistas. Ao longo de quase 50 anos de existência, a franquia “Star Trek” (Jornada nas Estrelas, para os mais velhos), já teve protagonistas negros e femininas no comando das várias séries que carregaram a marca em todas essas décadas. Mas a franquia ainda não tinha mostrado um tripulante abertamente homossexual da Frota Estelar, e esta será a primeira vez.

Segundo Cho, o  filme não fará dessa revelação um grande momento dramático: “Gostei da forma como eles fizeram [os roteiristas Simon Pegg e Doug Jung], de não transformar isso numa coisa grande. E é para onde eu espero que caminhemos como espécie, na direção de não politizar as orientações pessoais de cada um”.

A revelação de Sulu como gay também é uma forma de homenagear o intérprete original do personagem. O ator George Takei, que viveu Sulu na Série Clássica de “Jornada nas Estrelas” entre os anos de 1966 e 1969, e depois em seis filmes para cinema produzidos entre 1979 e 1991, assumiu publicamente a homossexualidade em 2005 e se casou com seu parceiro Brad Altman, após 20 anos de convivência, em 2008. Takei hoje em dia é, além de ator de teatro, um grande ativista dos direitos LGBT nos Estados Unidos.

“Star Trek Sem Fronteiras” estreia no Brasil em 1o. de setembro. Recentemente, outra notícia sobre o filme provocou grande comoção entre os fãs, a morte do jovem ator Anton Yelchin num acidente de carro – relembre aqui.