Nessa sexta-feira (28), o filme “Pi’õnhitsi – Mulheres Xavante sem Nome“, Divino Tserewahú e Tiago Campos Tôrres, será exibido no Ciclo Etnologia da Sexta Etnográfica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A atividade, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), acontece à 19h e é aberta ao público em geral. Logo após o filme, o professor Odair Giraldin, da Universidade Federal de Tocantins (UFT) encabeça um debate sobre os temas da obra.

A trama de “Pi’õnhitsi – Mulheres Xavante sem Nome” começa em 2002, quando Divino Tserewahú tenta produzir um filme sobre o ritual de iniciação feminino da tribo, que já não se pratica em nenhuma outra aldeia Xavante. Desde o começo das filmagens, todas as tentativas foram interrompidas. No filme, jovens e velhos debatem sobre as dificuldades e resistências para a realização desta festa.

A exibição é gratuita e acontece na sede do PPGAS, localizado na rua Rua Ferreira Pena, 386, bairro Centro. Para mais informações, entre em contato com o programa através do telefone institucional (92) 9181-5480 ou do endereço de e-mail ppgas.ufam@gmail.com.