A Academia Britânica de Cinema e Televisão vai conceder a maior honraria da entidade para o ator, diretor e roteirista Sidney Poitier. A homenagem será realizada durante a cerimônia de premiação do Bafta 2016 prevista para acontecer no próximo dia 16 de fevereiro.

“Sidney é um astro de cinema cujo talento excepcional na frente da câmera, e importante trabalho em outros campos, fez dele uma das figuras mais importantes de sua geração. Sua determinação para perseguir seus sonhos é uma história inspiradora para os jovens começando na indústria. Ao reconhecer Sidney com essa honraria, será homenageando um dos maiores nomes do cinema”, disse a chefe executiva do evento, Amanda Berry.

Em comunicado à imprensa, Sidney Poitier agradeceu a homenagem. “Estou extremamente honrado por ser escolhido para receber a honraria e quero expressar meu profundo apreço à Academia pelo reconhecimento”, declarou.

Com clássicos como “Meu Mestre com Carinho”, “No Calor da Noite”, “O Sol Tornará a Brilhar” e “Adivinhe Quem Vem Para Jantar?”, Sidney Poitier foi o primeiro ator negro a receber o Oscar de Melhor Ator Principal pelo trabalho em “Uma Voz das Sombras”. Ele ainda recebeu três prêmios de Ursos de Prata no Festival de Berlim e chegou a receber o Oscar Honorário em 2002.

Charlie Chaplin, Alfred Hitchcock, Steven Spielberg, Elizabeth Taylor, Stanley Kubrick, Anthony Hopkins, Laurence Olivier, Judi Dench e Martin Scorsese foram outros grandes nomes do cinema a terem recebido o prêmio especial do Bafta. Em 2015, o cineasta Mike Leigh foi o homenageado da vez.