O diretor Pedro Almodóvar vai ganhar o prêmio Jean Renoir do Sindicato dos Roteiristas dos EUA. Homenagem será realizada na noite da festa de premiação da categoria marcada para o dia 14 de fevereiro.

“Almodóvar é um gênio, um flor, um luz brilhante: o último e melhor filho de Buñuel e muito mais que isso. Os roteiros dele, os quais dirige com paixão e carinho, nos levam até o exterior da sua terra e ao interior dos nossos corações. Desde o começo em suas experimentações em Super-8 até o sucesso absoluto de “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, seus trabalhos são evocativos para toda uma geração de roteiristas”, afirma Howard Rodman, vice-presidente do Sindicato dos Roteiristas.

No comunicado à imprensa, Howard Rodman se empolga ainda mais ao falar de Pedro Almodóvar. “Mesmo com toda a sua energia esquisita, os filmes de Almodóvar são profundamente espirituais: assistir seus distúrbios e mistérios no devastador “Fale com Ela” é conseguir entender, pelo menos na primeira vez, o completo sentido da graça”, afirma.

Pedro Almodóvar venceu o Oscar de Melhor Roteiro em 2002 por “Fale com Ela”. Já por “Volver” venceu a mesma categoria no Festival de Cannes em 2006. O novo filme do diretor espanhol, “Silencio”, deve chegar aos cinemas mundiais em 2015.

O italiano Suso D’Amico (2009) e Tonino Guerra (2011) e os japoneses Akira Kurosawa, Shinobu Hashimoto, Ryûzô Kikushima e Hideo Oguni (2013) foram os últimos estrangeiros a vencer o prêmio Jean Renoir.