O estúdio cinematográfico Sony prepara um filme sobre o narcotraficante mexicano Joaquín “El Chapo” Guzmán, informaram os veículos de imprensa especializados “Deadline” e “The Hollywood Reporter”.

A companhia contará com os direitos de “Hunting El Chapo: The Thrilling Inside Story of the American Lawman Who Captures the World’s Most-Wanted Drug Lord”, um livro assinado por Cole Merrell e Douglas Century que será publicado em outubro, e que relatará a perseguição e captura do criminoso.

A Sony ainda não decidiu quem será o diretor deste filme, mas o diretor Michael Bay (“The Rock”, 1996) figura na lista de candidatos.

Joaquín “El Chapo” Guzmán, que se declarou inocente de todas as acusações, foi extraditado desde o México aos Estados Unidos para ser julgado na corte do distrito leste de Nova York em 19 de janeiro, poucas horas antes do então presidente, Barack Obama, ceder o poder a Donald Trump.

O que ex-inimigo público número um para os Estados Unidos após a morte de Osama bin Laden pode enfrentar uma condenação de prisão perpétua se o juiz de Nova York o considerar culpado pelos 17 crimes dos quais é acusado, entre eles destaca-se narcotráfico e lavagem de dinheiro.

O filme de Sony concorrerá com outro projeto cinematográfico de Hollywood relacionado com “El Chapo”, neste caso a cargo da Fox.

Trata-se da adaptação de “The Cartel”, o romance de Don Winslow, que tem paralelismos com a figura do narcotraficante mexicano e cuja versão para a grande tela será dirigida pelo britânico Ridley Scott

da Agência EFE