Steven Spierlberg bateu o recorde de indicações obtidas por um indivíduo na categoria de melhor filme (como produtor) com nove nomeações, informou nesta quinta-feira (14) a Academia de Hollywood.

Spielberg foi candidato por “E.T. O Extra-Terrestre” (1982), “A Cor Púrpura” (1985), “A Lista de Schindler” (1993), “O Resgate do Soldado Ryan” (1998), “Munique” (2005), “Cartas de Iwo Jima” (2006) como produtor, “Cavalo de Guerra” (2011) e “Lincoln” (2012) e na próxima edição do Oscar por “Ponte dos Espiões” (2015).

Nas categorias de interpretação são oito os atores candidatos pela primeira vez: Bryan Cranston, Tom Hardy, Mark Rylance, Brie Larsson, Charlotte Rampling, Jennifer Jason-Leigh, Rachel McAdams e Alicia Vikander.

Também há cinco nomes que já ganharam o Oscar: Eddie Redmayne, Christian Bale, Cate Blanchett, Jennifer Lawrence e Kate Winslet. No caso de Lawrence é, aos 25 anos, a artista mais jovem a somar quatro indicações em sua carreira.

Sylvester Stallone volta a conseguir uma indicação como ator após “Rocky – O Lutador” (1976). É o sexto ator na história indicado pelo mesmo papel em dois filmes diferentes.

Além disso, Roger Deakins tem o recorde de indicações para uma pessoa viva na categoria de melhor fotografia, com 13. O recorde geral é de Charles B. Lang e Leon Shamroy, com 18 cada um.

Sandy Powell é a pessoa viva com mais indicações a melhor figurino, com 12. No geral Edith Head vence, com 35.

John Williams continua sendo o rei. Hoje aumentou seu recorde de indicações total para 50 (45 delas de melhor trilha sonora) e só é superado por Walt Disney como a pessoa com o maior número de indicações na história, com 59.

Por último, “Divertida Mente” é o filme de animação que conseguiu uma indicação de melhor roteiro original.

da Agência EFE

Facebook Comments