O primeiro filme da saga “Guerra nas Estrelas” foi exibido pela primeira vez nesta terça-feira (16) nos cinemas da China, 38 anos depois que o restante do mundo se encantou com o universo da ficção científica criado por George Lucas.

“É muito melhor na grande tela”, disse à AFP Joy Han, uma vendedora que tirou um dia de folga para aproveitar a “estreia”.

A exibição dos seis filmes da saga “Star Wars” no Festival Internacional de Cinema de Xangai marca a primeira exibição da trilogia original (episódios IV, V e VI) e da trilogia posterior, segundo os organizadores.

Quando o filme “Guerra nas Estrelas” (que depois virou o episódio IV, também conhecido como “Uma Nova Esperança”) estreou em 1977, a China saía de uma década de Revolução Cultural, o que impedia a exibição dos grandes sucessos de Hollywood.

A saga de George Lucas, no entanto, já está disponível na China há muito tempo, em formato DVD ou para download, legal ou não.

“Star Wars” marcou em 1977 o nascimento de um novo gênero de cinema comercial, popular e de massas, do qual também faz parte o diretor Steven Spielberg.

da Agência France Press

Facebook Comments