O projeto Cine & Vídeo Tarumã apresenta uma programação com filmes que já foram exibidos em nossa cidade mas que graças aos seus méritos técnicos ou temáticos merecem ser novamente apreciados. São filmes que foram produzidos recentemente e premiados em eventos de exibição cinematográfica em diversos países, porém ainda remanescem com pouco acesso à sociedade manauara. A semana de “Sucessos de Crítica e de Público” conta com as produções Alabama Monroe, Garota Exemplar e A Grande Beleza.

Segunda-feira, dia 16, será exibido o filme Alabama Monroe do diretor belga Felix van Groeningen. No filme, Elise (Veerle Baetens) e Didier (Johan Heldenbergh) se apaixonam à primeira vista. Ele é um músico romântico e ela a realista dona de um estúdio de tatuagem. Apesar das diferenças, o relacionamento dá certo e eles têm uma filha, Maybelle (Nell Cattrysse). Aos seis anos a menina fica gravemente doente e a família se desestabiliza.

Quarta-feira, dia 18, teremos o filme Garota Exemplar do diretor David Fincher. Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.

Sexta-feira, dia 20, será apresentado o filme A Grande Beleza do diretor italiano Paolo Sorrentino. Em Roma, durante o verão, o escritor Jap Gambardella (Toni Servillo) reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance “O Aparelho Humano”, escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.

com informações de assessoria