Se há barbadas, como o prêmio de Melhor Atriz para Cate Blanchett, por Blue Jasmine (2013), há categorias completamente indefinidas, como a de Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator e Melhor Filme.

Globo de Ouro, Sindicato dos Produtores, Diretores, Roteiristas e Atores já divulgaram os seus vencedores. Porém, o que deveria ser a indicação de quem são os vencedores do Oscar, mostrou-se como uma lista que abre várias possibilidades, que ainda permitem várias especulações.

Portanto, farei uma análise do que se pode esperar das principais categorias.

Melhor Filme – Indicados

O Lobo de Wall Street

Philomena

Capitão Phillips

Ela

Clube de Compras Dallas

Nebraska

Gravidade

Trapaça

12 Anos de Escravidão

A principal categoria quase sempre mostra o favoritismo de dois filmes que lutam até o fim pelo prêmio. Neste ano, são três os filmes que despontam como grandes favoritos: 12 Anos de Escravidão, Trapaça e Gravidade.

Como se sabe, o filme de Alfonso Cuarón foi o primeiro a chegar aos cinemas e teve um sucesso retumbante de público e críticas, majoritariamente, positivas. Surgiu como favorito instantâneo para o prêmio principal, além de ter como garantidos todos os prêmios técnicos que concorrer. Então surgiu 12 Anos de Escravidão, arrebatando a crítica, emocionando plateias e assumindo a ponta do favoritismo.

É notório que o Globo de Ouro não é dos indicadores mais confiáveis para se prever o Oscar, mas, é inegável que Trapaça saiu de lá muito, muito fortalecido ao levar os prêmios de Melhor Comédia, Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante.

Quando tudo levava a crer que a disputa estava entre 12 Anos de Escravidão e Trapaça, veio a premiação do Sindicato dos Produtores, talvez o termômetro mais confiável para o Oscar, visto que “acertou” o vencedor nos últimos seis anos e nela aconteceu um inédito empate entre 12 Anos de Escravidão e Gravidade. Dessa forma, o filme de Alfonso Cuarón retornou com força à disputa. Sabe-se que é quase certa a vitória do mexicano na categoria de Melhor Direção e isso pode ser um importante fator para a ficção científica estrelada por Sandra Bullock.

Como a categoria de Melhor Filme tem um sistema de votação diferente das demais categorias, nela muitas vezes é mais importante manter-se numa posição mediana, sem ter rejeição dos votantes do que certos filmes que possui um bom número de fãs, mas que, ao mesmo tempo, traz um bom número de pessoas que não gosta do trabalho. Isso pode ser um fator decisivo, que pode reduzir as chances de 12 Anos de Escravidão e colocar Gravidade poucos passos à frente.

FAVORITO: Gravidade

TAMBÉM COM CHANCES: 12 Anos de Escravidão e Trapaça

TORCENDO POR UM MILAGRE: O Lobo de Wall Street e Nebraska

SÓ APROVEITAR A FESTA: Capitão Phillips, Ela, Clube de Compras Dallas e Philomena

Melhor Direção – Indicados

Steve McQueen por 12 Anos de Escravidão

Martin Scorsese por O Lobo de Wall Street

Alfonso Cuarón por Gravidade

David O. Russell por Trapaça

Alexander Payne por Nebraska

Aqui temos uma barbada. Somente uma reviravolta tarantinesca tira o prêmio de Alfonso Cuarón. E admito que isso me “incomoda” um pouco, pois deem uma olhada nos nomes indicados ao prêmio. Só fera!

Seria sensacional poder ver Martin Scorsese, aos 71 anos, vencer esta categoria, mas o prêmio vai mesmo para o diretor mexicano.

FAVORITO: Alfonso Cuarón

TAMBÉM COM CHANCES: Steve McQueen e David O. Russell

TORCENDO POR UM MILAGRE: Martin Scorsese

SÓ PRA APROVEITAR A FESTA: Alexander Payne

Melhor Ator – Indicados

Chiwetel Ejiofor por 12 Anos de Escravidão

Leonardo DiCaprio por O Lobo de Wall Street

Christian Bale por Trapaça

Matthew McConaughey por Clube de Compras Dallas

Bruce Dern por Nebraska

Que categoria! Vejam quantos atores extraordinários temos aqui e quantas atuações fantásticas! Essa é aquela categoria em que se fica muito feliz por quem ganhou, mas também se lamenta muito por quem não venceu.

Desde o lançamento de 12 Anos de Escravidão, Ejiofor surgiu como franco-favorito ao Oscar de Melhor Ator. O tempo foi passando, a interminável boa fase de Matthew McConaughey foi chamando cada vez mais a atenção, o hype pela mudança de peso que ele teve que fazer em Clube de Compras Dallas assumiu um status importante, venceu o Globo de Ouro e o Sindicato dos Atores e fez com que o ator americano roubasse o favoritismo da disputa.

Mas é bom ficar de olho em Leonardo DiCaprio, que sempre foi ignorado pela Academia, e que pode chegar forte na reta final justamente por estar excepcional em O Lobo de Wall Street. Contribui ainda o fato dele nunca ter vencido o prêmio.

FAVORITO: Matthew McConaughey

TAMBÉM COM CHANCES: Leonardo DiCaprio e Chiwetel Ejiofor

TORCENDO POR UM MILAGRE: Christian Bale

SÓ PRA APROVEITAR A FESTA: Bruce Dern

Melhor Atriz – Indicadas

Meryl Streep por Álbum de Família

Judi Dench por Philomena

Sandra Bullock por Gravidade

Cate Blanchett por Blue Jasmine

Amy Adams por Trapaça

Todas elas e nós só aguardamos o momento em que Cate Blanchett subirá ao palco para receber sua segunda estatueta, a primeira como Melhor Atriz.

FAVORITA: Cate Blanchett

TAMBÉM COM CHANCES: –

TORCENDO POR UM MILAGRE: Amy Adams

SÓ PRA APROVEITAR A FESTA: Sandra Bullock, Meryl Streep e Judi Dench

Melhor Ator Coadjuvante – Indicados

Jared Leto por Clube de Compras Dallas

Michael Fassbender por 12 Anos de Escravidão

Jonah Hill por O Lobo de Wall Street

Bradley Cooper por Trapaça

Barkhad Abdi por Capitão Phillips

Assim que a disputa passou a ficar mais definida e se tornou possível dizer com mais segurança quem seriam os indicados, esperava-se uma disputa acirrada entre Michael Fassbender e Jared Leto. Porém, após as principais premiações, o favoritismo de Leto é muito grande. Venceu o SAG e o Globo de Ouro, além de ter visto o seu filme chegar em várias categorias, incluindo a de Melhor Filme.

Vitória quase garantida do vocalista do 30 Seconds To Mars.

FAVORITO: Jared Leto

TAMBÉM COM CHANCES: Michael Fassbender

TORCENDO POR UM MILAGRE: Bradley Cooper

SÓ PRA APROVEITAR A FESTA: Jonah Hill e Barkhad Abdi

Melhor Atriz Coadjuvante – Indicadas

June Squibb por Nebraska

Jennifer Lawrence por Trapaça

Lupita Nyong’o por 12 Anos de Escravidão

Julia Roberts por Álbum de Família

Sally Hawkins por Blue Jasmine

Mais uma disputa bastante acirrada entre Jennifer Lawrence e Lupita Nyong’o.

Por todo o hype em torno de Trapaça e Lawrence estar em um grande momento em Hollywood, a atriz americana pintou como favorita, ainda mais por ter vencido o Globo de Ouro na categoria.

Porém, ela venceu o Oscar de Melhor Atriz ano passado por O Lado Bom da Vida (inacreditável), o que pode representar perda de votos, visto que os membros da Academia não costumam premiar o mesmo ator em anos seguidos. Somando-se a isso o fato de Nyong’o ter vencido o SAG, a atriz mexicana aparece na frente na disputa, mas ainda há a possibilidade de novas reviravoltas acontecerem.

FAVORITA: Lupita Nyong’o

TAMBÉM COM CHANCES: Jennifer Lawrence

TORCENDO POR UM MILAGRE: Julia Roberts

SÓ PRA APROVEITAR A FESTA: June Squibb e Sally Hawkins