No começo dos anos 2000, o excêntrico e talentoso cineasta Terry Gilliam de “Brazil, o Filme” (1985), “O Pescador de Ilusões” (1991) e “Os 12 Macacos” (1995) embarcou no projeto “The Man Who Killed Dom Quixote”, inspirado pela obra clássica de Miguel de Cervantes. O filme seria estrelado por Jean Rochefort e Johnny Depp, mas problemas de saúde do ator francês, uma inundação e dificuldades financeiras fizeram Gilliam abortar o projeto. As agruras do diretor durante a produção até renderam um documentário, o divertido “Lost in La Mancha” (2002).

Porém, no Festival de Cannes deste ano Gilliam revelou que iria retomar “The Man Who Killed Dom Quixote”, e agora surgem novidades mais concretas sobre o projeto. De acordo com o site da produtora Entre Chien & Loup, o diretor reuniu um grande elenco para a história. Além dos já confirmados Adam Driver, Michael Palin e Olga Kurylenko, o site revelou também que Willem Dafoe e Stellan Skarsgård se juntaram ao elenco.

A história foi modificada por Gilliam em relação ao projeto inicial. Consta-se que a história agora é centrada num publicitário arrogante que retorna à pequena cidade onde filmou sua versão de “Dom Quixote” anos antes, apenas para descobrir os terríveis efeitos que seu projeto exerceu sobre o lugar.

Espera-se que as filmagens ocorram ainda este ano. O site The Playlist revela que a Netflix deverá exibir o filme em 2017, mas essa informação ainda não foi confirmada.