Para celebrar o centenário do personagem Carlitos, imortalizado por Charlie Chaplin nos cinemas, a TV Brasil estreia neste sábado (13), às 23h, o Ciclo Charlie Chaplin com a comédia “Em Busca do Ouro”, um clássico da sétima arte. Ao todo, a nova sessão de filmes da emissora pública reúne oito longas do ator, produtor, escritor, roteirista, músico e diretor inglês.

Ícone do cinema mudo, Charlie Chaplin conquistou o público com seu carisma na era em que o cinema ainda era considerado uma grande novidade. Chaplin escreveu, dirigiu e atuou como o caricato Carlitos, personagem mais famoso de sua obra, em dezenas de produções que fizeram sucesso na época e são referências até hoje. Em 2014, o Vagabundo ou Charlot, como também ficou conhecido, alcança a marca de 100 anos da sua primeira aparição nas telonas.

O roteiro das histórias contadas sem som, com o uso de cartelas, e em preto e branco, apresentava tramas simples, mas repletas de sátiras, críticas sociais e políticas. Chaplin se notabilizou pelo uso da mímica e ao aliar drama à comédia pastelão.

O próximo filme que a TV Brasil vai apresentar no Ciclo Charlie Chaplin é “Luzes da Cidade” no dia 20/09, às 23h. Na semana seguinte, a atração da noite é o aclamado longa “Tempos Modernos”. Já em outubro, no dia 04, a emissora exibe “O Grande Ditador”. Ainda fazem parte da seleção de filmes “O Circo”, “O Garoto”, “Luzes da Ribalta” e “Monsieur Verdoux”.

Comédia “Em Busca do Ouro” marca a estreia do Ciclo Charlie Chaplin

Considerada a produção preferida de Charlie Chaplin, o filme “Em Busca do Ouro” revela cenas antológicas da sétima arte. Uma delas é a memorável sequência em que o Carlitos, o Vagabundo faz de um cozido de botas a sua refeição. Outras passagens famosas são a dança dos pãozinhos e a alucinação em que o esfomeado Big Jim vê Carlitos como um grande e suculento frango.

O longa apresenta duas versões. A primeira de 1925, sem som, foi feita com 82 minutos de duração. Já em 1942, o filme foi sonorizado e ficou com 72 minutos. A TV Brasil exibe a versão do filme com som.

Dirigida, roteirizada e estrelada por Charlie Chaplin, a comédia “Em Busca do Ouro” foi indicada ao Oscar em 1943 nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Som Gravado.

Na trama, que se passa no Alasca, Carlitos (Charlie Chaplin) tenta a sorte como garimpeiro em meio à “febre do ouro” no ano de 1898. Lá ele conhece o gordo McKay (Mack Swaim), com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina (Georgia Hale). Em busca da riqueza e felicidade, no fim Carlitos acaba com muito mais do que esperava.

Serviço:
Ciclo Charlie Chaplin – sábado (13) às 23h, na TV Brasil.

Confira a programação dos primeiros filmes do Ciclo Charlie Chaplin na TV Brasil

“Em Busca do Ouro”
Data: 13/09 (sábado), às 23h

“Luzes da Cidade”
Data: 20/09 (sábado), às 23h

“Tempos Modernos”
Data: 27/09 (sábado), às 23h

“O Grande Ditador”
Data: 04/10 (sábado), às 23h

Texto da Agência Brasil

Facebook Comments