No universo de Twin Peaks, quando recebemos algumas respostas, elas muitas vezes vêm acompanhadas de novas perguntas – aliás, sempre foi assim. Nesta Parte 10, vemos algumas partes do quebra-cabeça se encaixando, pois ao longo dos episódios Mark Frost e David Lynch nos forneceram as peças.

Por exemplo, agora sabemos com certeza que Richard Horne, cada vez mais violento e fora de controle, é filho de Audrey – a intérprete da personagem, Sherilyn Fenn, ainda não deu as caras, mas não deve tardar a aparecer. Também descobrimos que Diane está em contato com o Cooper do Mal – O que pensar disso? E os irmãos mafiosos, os Mitchum (o nome é uma referencia, claro), estão por trás das tentativas de assassinato de Dougie, cujo colega de trabalho, Anthony (Tom Sizemore), está trabalhando para eles.

No que todos esses elementos vão se juntar? Qual será a forma final do quebra-cabeça? Só saberemos ao final da temporada, mas tal e qual a velha Twin Peaks, esta nova versão da série também transforma todos os seus espectadores em detetives. E no centro de tudo permanece a figura de Laura Palmer, que neste episódio aparece para Gordon e é mencionada em mais uma aparição da Senhora do Tronco, a saudosa Catherine E. Coulson. Alguns mistérios têm uma resolução mais complexa…

Considerações sobre o chihuahua mexicano:

  • Assustadora a possibilidade de Richard ser filho do Cooper do Mal. E o mais assustador: Deve ter sido enquanto Audrey estava em coma.
  • Chad, o policial, escondeu um envelope endereçado à delegacia de Twin Peaks. Hmm…
  • Janey descobre que seu marido mudou! Em vários sentidos… Naomi Watts continua dando um show, transformando uma personagem que podia ser fraca e clichê numa das mais divertidas e marcantes do elenco novo. E o sorriso de MacLachlan após a transa também é impagável.
  • Aliás, ele já tomou café, já examinou casos, já bancou o herói de ação e agora, fez amor com uma bela mulher. Desperta, Cooper!
  • Momentos engraçados com Candie, a garota do cassino. A achei parecida com a Naomi Watts, e as companheiras dela também trouxeram um ar meio Cidade dos Sonhos (2001) em alguns momentos.
  • Alguns dos velhos personagens ficaram gagás com o tempo! Jerry Horne e o doutor Jacoby mostram que envelhecer não faz bem para a mente em Twin Peaks.
  • Por outro lado, Nadine (Wendy Robie) montou seu negócio de trilhos de cortina.
  • A cantora da vez no Roadhouse é Rebekah Del Rio, a mesma do Clube Silêncio de Cidade dos Sonhos. O vestido dela é apropriado, com linhas onduladas brancas sobre fundo preto…