David Lynch e Mark Frost continuam pacientes, portanto é provável que muitos espectadores deste sexto episódio se sintam como o chefe do Dougie, exasperado ao ver os rabiscos e escadas que o nosso herói desenha nos formulários de seguro. O chefe pergunta: “Como vou fazer para entender isso?”. Porém, depois de um tempo, ele sorri e diz ao Dougie para “manter a informação só para ele por enquanto”. Talvez essa seja a chave. Com o tempo, as coisas ficarão claras. O fato é que mesmo assim é difícil parar de ver.

Mas para aqueles que querem ver a trama andando, este episódio trouxe desenvolvimentos interessantes: Twin Peaks continua ponto de tráfico de drogas, Richard causa uma tragédia, Hawk segue a pista da Senhora do Tronco e faz uma descoberta, e Albert encontra… Diane!

Se o episódio anterior parecia obcecado com carros, este tem moedas como tema visual recorrente. Várias cenas enfocam moedas, o que faz pensar num tema circular. Por enquanto cada novo episódio desperta lembranças de acontecimentos dos anteriores. Talvez, quando tivermos a visão completa da temporada, poderemos ver este sexto episódio como importante para o todo. Mas por enquanto, a sensação principal é a de estarmos (um pouco) rodando em círculos.

Considerações sobre o chihuahua mexicano:

  • Harry Dean Stanton, veterano colaborador de Lynch, aparece neste como Carl, o dono do parque de trailers, mesmo personagem do filme de cinema Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992).
  • Naomi Watts, quando confronta os mafiosos, vai embora com a cena no bolso. Ela é sempre uma ótima atriz, mas com Lynch parece um pouquinho mais energizada.
  • O assassino anão é algo que só Lynch faz por você.
  • Outra cena de violência contra mulher. A velha Twin Peaks teve cenas assim, mas havia fortes propósitos narrativos e emocionais por trás delas. Até agora, não tenho certeza se o mesmo se aplica a essas cenas na nova temporada. O que é estranho.
  • Albert não curte Cantando na Chuva!
  • Dougie olhando o distintivo do policial é estranhamente tocante.
  • Essa é para os fãs: A garçonete risonha é a Heidi, que só apareceu no piloto e no final da segunda temporada da série original. A atriz é a mesma, Andrea Hays.
  • Sharon Van Etten encerrando o episódio! Valeu, programador da Roadhouse.
  • Repito: DIANE!